Dezanove embarcações de pesca do Caniçal, no concelho de Machico, aderiram ao programa "Há mar e mar, há ir e limpar", integrado na estratégia implementada pelo Governo da Madeira, disse hoje a secretária do Ambiente e Recursos Naturais do arquipélago.
"O sucesso da nossa estratégia de Combate à Poluição do Mar da Região Autónoma da Madeira (MaRAM), que é poluição zero no mar da Região, só é atingida com o envolvimento de toda a comunidade, ou seja, ter aliados quer em terra e no mar" declarou Susana Prada.
A governante falava no porto do Caniçal, numa iniciativa destinada a entregar "contentores para separação de resíduos a bordo e as bandeiras que vão no fundo marcar a adesão das embarcações a este projeto", explicou.
A responsável apontou que "aderiram 19 embarcações, o que é muito bom para um primeiro ano", salientando que esta campanha de sensibilização ambiental "destina-se aos pescadores do Caniçal, nomeadamente aos atuneiros".
O projeto "Há mar e mar, há ir e limpar", criado no âmbito da estratégia do MaRAM, lançada em 2015 pelo executivo madeirense, tem como objetivo "envolver os pescadores nos cuidados a ter para evitar a poluição marinha e preservar a qualidade do ambiente marinho".
LUSA