Cerca de 700 pessoas já participaram em ações de sensibilização contra o desperdício alimentar na Madeira no âmbito de uma campanha organizada pelo Governo Regional iniciada em setembro, informou hoje a secretária regional da Inclusão e Assuntos Socais.
"Já realizámos 30 sessões, onde abrangemos cerca de 700 pessoas, e pretendemos até ao final do ano realizar ainda mais 50 sessões", explicou Rubina Leal, no decurso de uma iniciativa dirigida às famílias, que decorreu no Centro Comunitário de São Martinho, no Funchal.
A campanha "Desperdício Zero, Reutilização Sempre" teve início em setembro e resulta do facto de 2016 ter sido designado pela Assembleia da República o Ano Nacional Contra o Desperdício Alimentar.
"Em vez de uma formação simplesmente teórica, pedimos apoio a alguns chefes de cozinha da nossa região, que nos locais das sessões, nomeadamente nos centros comunitários, ensinam a fazer e a reutilizar", explicou Rubina Leal, no final de uma ação orientada pelo chef Octávio Freitas.
Em Portugal, estima-se que 1.031 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente ao longo da cadeia, desde a produção ao consumo, passando pela indústria e pela distribuição.
Os dados oficiais indicam também que cerca de 360 mil pessoas passam fome no país, ao mesmo tempo que todos os dias 50 mil refeições são desperdiçadas.
"Pretendemos junto dos agentes económicos, junto das empresas, junto da restauração e sobretudo junto da nossa população ensinar as pessoas no sentido de não só não desperdiçar os alimentos, mas apreenderem a reutilizar os mesmos", sublinhou Rubina Leal.