“Há uma cooperação muito importante porque temos laços históricos com Portugal, mas a realidade das ilhas que também é muito típico, é uma realidade parecida, e podemos juntar os esforços para a melhoria da saúde dos arquipélagos”, disse Maria da Luz Mendonça no final da visita de três dias que efetuou à Região Autónoma da Madeira.
A responsável de Cabo Verde fez “um balanço muito positivo” desta deslocação à Madeira, na qual esteve acompanhada pelo presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil daquele país, Renaldo Rodrigues.
“Nestes três dias conseguimos ter uma visão geral dos sistemas de Saúde da Madeira”, sublinhou, salientando a visita que efetuaram uma unidade na área de cuidados primários.
Maria da Luz Mendonça apontou que foi possível “aprender muito como é feita a prevenção da saúde da Madeira”, admitindo que tiveram “uma visão diferente, que pode ser implementada em Cabo Verde”.
Também referiu que o segundo dia da visita foi dedicado à abordagem de aspetos relacionados com a Proteção Civil e à parte da emergência pré-hospitalar, que considerou “muito profícua”.
A governante destacou a situação da “monitorização ao vivo das ribeiras, intervenção rápida, a questão da informatização”, tendo o secretário regional da Saúde da Madeira, que tutela Serviço Regional da Proteção, anunciado que será oferecida uma ambulância à congénere de Cabo Verde, que ficará na ilha de Santo Antão.
Hoje, os responsáveis cabo-verdianos visitaram serviços da área hospitalar, nomeadamente o de cirurgia de ambulatório, o qual Maria da Luz Mendonça classificou de “serviço de excelência” e “o máximo”, além do centro de simulação clínica.
“Estamos a trabalhar nesse aspeto, tendo como pano de fundo a emergência pré-hospitalar, fazer a formação de técnicos, de recursos humanos e treino dos clínicos”, disse realçando o facto do centro de simulação também incluir a cirurgia obstetra e infantil.
Concluiu que levam desta visita à Madeira “as experiências vistas dos profissionais de saúde, proteção civil e também alargar para Cabo Verde”.
A visita começou na passada segunda-feira e terminou hoje.
LUSA