Segundo uma nota divulgada pelo Governo Regional, "esta lista oficial das águas balneares costeiras da região para 2021 consta de uma portaria publicada recentemente em Jornal Oficial".
Assim, além da reentrada da Baixa da Areia, no concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel, são identificadas seis novas águas balneares na região: Poça das Mujas (freguesia de Calheta de Nesquim) e Pontes (freguesia de Ribeiras) no concelho das Lajes do Pico, Arcos (freguesia de Santa Luzia), Caisinho (freguesia de Santo Amaro) e Poça Branca (freguesia da Prainha), no concelho de São Roque do Pico e ainda Calheta dos Lagadores (freguesia dos Biscoitos), no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira.
São Miguel, a maior e mais populosa ilha dos Açores, é a que tem o maior número de águas balneares identificadas (24), seguida do Pico (22) e da Terceira (16).
O Faial tem seis águas balneares identificadas, a Graciosa e Santa Maria têm quatro cada, São Jorge tem três, a ilha das Flores tem duas e o Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, uma.
A época balnear varia de zona para zona, de acordo com as especificidades de cada uma, decorrendo o início entre 01 de junho e 03 de julho e o término entre 31 de agosto e 14 de outubro.
C/Lusa