A imprensa regional "sempre esteve em crise", que se acentuou nos últimos anos, em que enfrentou mudanças importantes, como o aparecimento do jornalismo digital e a maior qualificação das redações, afirma o investigador Pedro Jerónimo.
O investigador, realça que também a nível nacional e internacional se tem registado uma queda de venda de jornais.
Pedro Jerónimo vai ser orador, no sábado, no painel "O Jornalismo de proximidade e a profissão fora dos grandes centros urbanos", no 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, que decorre de quinta-feira a domingo, em Lisboa.
O investigador destacou que, apesar de a crise ser de sempre, nos últimos anos as alterações no poder de compra levam a que, quando se fazem contas à vida, a assinatura do semanário regional ou do diário possa ser dispensável.
Para o investigador, há duas mudanças importantes no jornalismo regional nos últimos anos.
Por um lado, "a Internet veio trazer mais trabalho para os jornalistas, para aqueles que lhe dão atenção ou para as empresas que permitem isso", embora na maioria dos casos não exista uma estratégia e as empresas, salvo raras exceções, continuem a dar primazia ao jornalismo no formato tradicional do papel. O "ciberjornalismo de proximidade", referiu, tem sucesso sobretudo "em meios em que as redações são maiores, em que há alguma sensibilidade para isso, em que já se percebeu que se continua a fazer jornalismo, agora não só para o papel, mas também ‘online’".
Por outro lado, a qualificação das redações aumentou.
O 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses decorre de quinta-feira a domingo no Cinema São Jorge, em Lisboa, sob o lema "Afirmar o Jornalismo".