Após uma noite de combate intenso às chamas, o COS ( (Comando Operações Socorro) no teatro de operações declarou o fogo controlado pelas 6 horas e desmobilização de meios pelas 7 horas do dia 17 agosto.
No decorrer das operações foi necessário proceder à ativação da CAP (Centro de Apoio à População), nomeadamente a Casa da Música de Machico, infraestrutura definida no Plano Municipal Emergência Proteção Civil de Machico para o efeito. Nesta Operação foi efetuado o alojamento provisório de duas pessoas.
No Comando das Operações no teatro de operações mantém-se o Comandante Henrique Maciel (BMM).
Às 10h51 do dia 17 de agosto, o dispositivo operacional no Teatro Operações é o seguinte:
– 1 meio aéreo;
– 9 meios terrestres;
– 28 operacionais .
– 9 meios terrestres;
– 28 operacionais .
Continuam assim os trabalhos de vigilância, combate a pequenos focos incendio e alguns a reacendimentos, numa operação levada a cabo por duas corporações, nomeadamente;
– Bombeiros Municipais de Machico;
– Bombeiros Voluntários Madeirenses.
A Proteção Civil de Machico solicita à população que mantenha a calma, respeite as orientações das forças de segurança/ socorro no terreno e que perante alguma situação anomala contacte o 112.
-Para quem está em zonas afetadas pelo fumo do incêndio ou com níveis elevados de partículas provocados pelo incêndio é aconselhável manter-se em casa com as janelas e portas fechadas.
– A prática de exercício físico ao ar livre não é recomendável.
– Em caso de inalação de fumos, a pessoa deve ser retirada do local rapidamente.
– Na presença de queimaduras, sinais de dificuldade respiratória e alteração do estado de consciência deve procurar assistência médica.
– Em caso de emergência ligar 112.