Doze mortos, 50 feridos é o balanço oficial da queda de uma árvore de grande parte ocorrida hoje durante a Festa do Monte, no Funchal, informou o secretário regional da Saúde da Madeira.
A informação foi prestada em conferência destinada apenas a fazer o balanço oficial que contou com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, que apresentou as condolências aos familiares das vítimas e convocou um conselho do executivo insular extraordinário para decretar três dias de luto no arquipélago.
Segundo Pedro Ramos, 10 das vítimas mortais ocorreram no local, acrescendo o caso de uma criança que chegou ao hospital já cadáver e uma mulher que faleceu devido “à gravidade dos ferimentos” na unidade hospitalar
O responsável adiantou que entre os mortos estão quatro estrangeiros, de três nacionalidades, nomeadamente alemã, francesa e húngara.
O secretário que tutela a Proteção Civil da Madeira apontou que deram entrada no hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, um total de 52 feridos, dos quais “sete com alguma gravidade”.
Pedro Ramos destacou a “resposta articulada, célere e adequada” dos meios envolvidos, tendo estado envolvidos 21 viaturas, 55 operacionais de sete entidades diferentes, entre as quais diversas corporações de bombeiros e da Cruz Vermelha.
O governante mencionou que os meios foram acionados pelas 12:08 e que uma hora depois “todos os feridos estavam evacuados para o hospital”, tendo o primeiro utente dado entrada no bloco operatório pelas 14:30.
Anunciou que foram criadas duas linhas de apoio psicológico e psiquiátrico para as famílias das vítimas (291 705 779 e 291 705 678).
Novo ponto da situação será realizado pelas 19:30 no hospital, por ser já do foro do Serviço Regional de Saúde da Madeira.
O acidente ocorreu quando uma árvore de grande porte caiu sobre várias pessoas que estavam concentradas no Largo da Fonte, na freguesia do Monte, concelho do Funchal, no âmbito da festa em honra da padroeira da Madeira.
LUSA