O PS/Madeira, em informação divulgada hoje, indica que Hugo Marques é a aposta para substituir Ricardo Franco, que cumpre o terceiro mandato, adiantando que foram já aprovados também os nomes que irão encabeçar as candidaturas às juntas de freguesia.
Assim, nas freguesias de Machico e Porto da Cruz, o PS apresenta Pedro Viveiros e João Paulo Mendes, respetivamente. Os atuais presidentes destas duas juntas não se podem recandidatar devido à lei de limitação de mandatos.
No caso da junta de Água de Pena, o PS repete a candidatura de Magno Mendonça e, no Caniçal, a de Emanuel Santo, que cumprem os seus segundos mandatos.
Gabriel Gouveia também volta a encabeçar a lista em Santo António da Serra, “numa candidatura que tem como objetivo retirar a liderança histórica do PSD naquela freguesia”.
Para a presidência da Assembleia Municipal, o PS/Machico volta a candidatar João Bosco, que desempenha o cargo desde 2013.

Foto: PS
Por seu turno, Mónica Vieira, atual vereadora, será a mandatária da candidatura socialista.
Na nota distribuída, o presidente da Concelhia do PS de Machico, António Quintal, salienta que este é um concelho gerido por este partido nos últimos 12 anos e tem o “firme propósito, não só, em dar continuidade ao legado socialista, como (…) em ir mais longe, numa candidatura centrada nas pessoas e que tem a habitação, a sustentabilidade, a mobilidade e o desenvolvimento económico como algumas das principais bandeiras”.
Nas últimas eleições autárquicas, que se realizaram em 26 de setembro de 2021, o PS assegurou a vitória, obtendo 51,57% dos votos e elegeu quatro dos sete vereadores, tendo os outros três ficado para o PSD, que somou 35,99%.
Ao longo dos anos, este concelho já foi governado pela UDP e tem alternado entre as gestões do PS e PSD, estando há 12 anos com a liderança dos socialistas.
Lusa