A Casa Branca e o Kremlin (Presidência russa) não forneceram pormenores imediatos sobre o conteúdo da conversa, mas ambos confirmaram que a chamada terminou.
Trump indicou no domingo que este telefonema seria realizado após “muito trabalho durante o fim de semana”, para o avanço das negociações de paz com a Ucrânia.
Antes da chamada telefónica, Trump disse que esperava discutir com Putin a questão do terreno e das centrais elétricas ocupadas pela Rússia durante a guerra de três anos, desencadeada pela invasão russa em fevereiro de 2022.
A Ucrânia concordou na semana passada, na Arábia Saudita, com uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias.
Putin exigiu que as forças ucranianas na região russa de Kursk se rendessem, juntamente com outras concessões sobre o futuro da Ucrânia no pós-guerra.
O enviado de Trump para o Médio Oriente, Steve Witkoff, que tem estado envolvido nas negociações, afirmou, após uma reunião com Putin em Moscovo, na semana passada, que o Kremlin tinha aceitado “a filosofia” do plano de paz de Washington.
A guerra em curso foi desencadeada pela invasão russa da Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, para, segundo o Presidente russo, Vladimir Putin, “desmilitarizar e desnazificar” o país vizinho.
Lusa