Três palestinianos foram mortos e um quarto ferido pelos tiros do exército israelita em Tulkarem, no noroeste da Cisjordânia, território palestiniano ocupado por Israel desde 1967, declarou o ministério da Autoridade Palestina presidido por Mahmoud Abbas.
As testemunhas em Tulkarem disseram à AFP que os três homens mortos estavam armados num carro quando foram intercetados por agentes israelitas disfarçados.
Os agentes das forças israelitas "dispararam contra eles numa rua da zona norte da cidade e os três homens morreram", disse um dos agentes.
Anteriormente, um palestiniano foi morto e outros três ficaram feridos "por balas israelitas" em Halhoul, perto de Hebron, no sul da Cisjordânia, segundo a mesma fonte.
Mais de 150 palestinianos foram mortos por tiros de soldados israelitas ou colonos na Cisjordânia desde que a guerra entre Israel e o movimento islamita Hamas começou em 07 de outubro na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde.
A Cisjordânia tem sido assolada por uma escalada de violência desde o início da guerra entre Israel e o Hamas há um mês na Faixa de Gaza. Desde 07 de outubro, mais de 1.220 pessoas foram detidas pelas forças israelitas na Cisjordânia por suspeita de terem cometido um crime.
O Ministério da Saúde palestiniano, controlado pelo Hamas desde 2007, anunciou hoje que os bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza já fizeram 10.022 mortos desde o início da guerra, em que 70% são mulheres, crianças e idosos, havendo ainda contabilizados 25.400 feridos.
Lusa