O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, preside na sexta-feira, pela primeira vez, à sessão solene do dia do concelho do Funchal, informa a sua página oficial.
Ausente deste evento estará o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, que foi presidente do município desde setembro de 1994 (tendo sido reeleito em 1998, 2001, 2005 e 2009).
Nesse dia, Miguel Albuquerque estará no Porto Santo, onde vai intervir no comício da ‘rentrée’ do PSD madeirense, que acontecerá no Largo das Palmeiras, junto ao município da ilha.
O Governo Regional far-se-á representar nesta sessão solene pelo secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques.
Apesar de ter marcado presença em outras sessões, esta será a primeira vez que o representante da República preside à cerimónia.
Durante muitos anos, o ex-presidente do Governo madeirense, Alberto João Jardim, interrompeu as férias que gozava na ilha do Porto Santo para estar presente nas comemorações do Dia do Concelho.
Em 2010, Miguel Albuquerque convidou mesmo Pedro Passos Coelho, logo depois deste ter sido eleito líder nacional do PSD, num ato em que esteve presente também o então presidente do executivo madeirense, Alberto João Jardim, apesar de andarem de ‘candeias às avessas’.
A Câmara do Funchal é agora governada pela coligação Mudança, encabeçada pelo PS, apoiada pelo BE, MPT, PND, PTP, que é presidida por Paulo Cafôfo.
O programa comemorativo dos 507 anos do Funchal inclui um concerto com a fadista Mariza, no parque de Santa Catarina.