Política

Parlamento alemão tem deputada luso-alemã
Catarina dos Santos é a primeira deputada luso-alemã a integrar o Bundestag (parlamento alemão), e, com 27 anos, a mais jovem a ser eleita pela União Democrata Cristã (CDU) nesta legislatura.

Pagamento fracionado do IVA com novas regras
As micro e pequenas empresas que pretendam aderir ao pagamento fracionado do IVA e retenções na fonte do IRS e IRC podem fazê-lo mesmo que não tenham registado uma quebra de faturação de 10%, segundo um despacho agora publicado.

RIR candidata a São Bento uma enfermeira (áudio)
Na Antena 1 Madeira continuamos com as entrevistas aos líderes das candidaturas às eleições legislativas nacionais. Hoje ouvimos Liana Reis, candidata independente pelo RIR, o partido que tem como mensagens de ação Reagir, Incluir e Reciclar. Liana Reis tem 43 anos é enfermeira de família no Centro de Saúde do Monte.

Iniciativa quer mudar o modelo e a pauta fiscal (vídeo)
Duarte Gouveia, o cabeça-de-lista pelo circulo da Madeira da Iniciativa Liberal leva para a campanha das Legislativa'2022 duas bandeiras; um regime fiscal próprio, com apenas dois escalões de IRS e um novo modelo de sociedade, liberal, com mais respeito pela iniciativa privada

PSD censura Costa por causa do subsídio de mobilidade (vídeo)
A candidatura da coligação PSD/CDS à Assembleia da República lamenta que o Governo de António Costa tenha suspendido a lei que definia um novo modelo de subsídio de mobilidade. Sérgio Marques diz que é urgente mudar de governo, pelo bem do país e da Madeira em particular.

PS elege revisão das Finanças Regionais como prioridade (vídeo)
A revisão da lei das finanças regionais é uma das prioridades da candidatura do PS à Assembleia da República. O partido apresentou este sábado a lista de candidatos para as eleições legislativas.

Manifestação contra as medidas anti-covid (vídeo)
Uma manifestação contra as medidas anti-covid, juntou no Funchal cerca de 50 manifestantes. A maioria... sem máscara, no Jardim do Almirante Reis.

Ocupação das camas dos cuidados intensivos é de 62% (vídeo)
Os assintomáticos com covid-19 estão a criar pressão nos hospitais quando têm de ser internados por outras patologias. Em Portugal a ocupação nos cuidados intensivos é agora de 62% do valor critico de 255 camas. A mortalidade mostra uma tendência decrescente.

3,8% da população está infetada, 12,4% já teve covid
No dia 8 de janeiro de 2022 há a reportar 1.393 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, pelo que a Madeira passa a ter 9.672 os casos ativos, dos quais 505 são casos importados e 9.167 são de transmissão local. Havendo um óbito a reportar, a Região contabiliza, até à data, um total de 140 óbitos associados à COVID 19. Desde que começou a pandemia, a Região passa a contabilizar 31.099 casos confirmados de COVID-19

Calado inaugurou arruamento em São Roque (vídeo)
A Câmara do Funchal investiu cerca de 340 mil euros na construção de um novo arruamento que liga a estrada comandante Camacho de Freitas à rua Dr. José Maria da Silva, em São Roque. Um investimento que beneficiou mais de 25 famílias.

Pais mais disponíveis para vacinar filhos (vídeo)
São cada vez mais os pais que acorrem aos centros de vacinação com os filhos. Na primeira hora foram vacinadas cerca de 60 crianças no centro de vacinação do Funchal.

PS quer mudar relação entre Lisboa e a Madeira (áudio)
O PS Madeira assegura que é o melhor partido para defender os interesses da região em Lisboa. Na apresentação da lista socialista às Legislativas nacionais Carlos Pereira que lidera a candidatura assumiu que a equipa terá uma atitude de diálogo.

Calado desagradado com atuação do CDS (áudio)
O presidente da Câmara Municipal do Funchal manifestou descontentamento pelo facto de o orçamento da junta de freguesia de São Gonçalo ter sido chumbado devido a um voto contra de um representante do CDS, partido com o qual o PSD se coligou e venceu a maior câmara da Madeira. Pedro Calado já deu a conhecer o desagrado ao líder do CDS.

SEF da Madeira adere à casa aberta
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje que vai alargar a modalidade ‘casa aberta’ a todo o país, já a partir da próxima segunda-feira, depois do sucesso verificado no posto de atendimento de Lisboa.

Mais 35.643 infeções e vinte mortes
Portugal regista hoje mais 35 pessoas internadas com covid-19, num total de 1.388, com mais 35.643 contágios com o coronavírus SARS-CoV-2 e 20 mortes atribuídas à doença. Em unidades de cuidados intensivos estão internadas 153 pessoas, menos oito do que na sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. De sexta-feira para hoje foram dadas como recuperadas 31.541 pessoas e o número de casos ativos de infeção em Portugal situa-se agora em 258.322, mais 4.082 do que na sexta-feira.

Açores com 411 novos casos e 2.719 infeções ativas
A Autoridade Regional de Saúde dos Açores diagnosticou 411 casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 368 recuperações, contabilizando a região 26 doentes internados em hospital e 2.719 infeções ativas.

Portugueses criticam injeção na TAP (vídeo)
A intervenção do Estado na TAP divide profundamente os portugueses. Na sondagem da Universidade Católica, 50% dos inquiridos estão contra o plano do Governo para a companhia aérea e 48% estão contra o novo aeroporto de Lisboa. Quanto a prioridades do novo governo, 43% querem mais investimento no SNS.

Governo vai extinguir Fundação Berardo
Pela primeira vez, em Portugal, uma fundação privada vai ser extinguida pelo Governo, noticia o Observador que dá conta que a Fundação José Berardo vai ser extinta pelo executivo em final de funções, depois de um relatório da Inspeção-Geral das Finanças ter concluído que a entidade promovia atividades fora do seu âmbito de atuação legal.

Madeirenses têm uma caneta como arma (áudio)
Na Antena 1 Madeira o tempo é de saber o que pensam os candidatos à Assembleia da República pelo circulo da Madeira. Hoje damos voz a José Manuel Coelho, o candidato do PTP. Tem 69 anos, é reformado e já foi deputado pelo PND e pelo PTP

Funchal prepara recolha de votos em casa
Municípios de todo o país estão a adotar medidas extraordinárias para as eleições legislativas tendo em conta a pandemia, como o aumento de mesas de voto antecipado, brigadas para recolher boletins de confinados e maior distância entre secções de voto.