Política

Sindicato cancela greve nos portos da Madeira (vídeo)
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias chegou a um acordo com a APRAM. Por isso, o pré-aviso de greve, que estava agendado a partir do dia 6 de outubro até 28 de outubro foi cancelado.

Autarquia de Câmara de Lobos quer construir elevador de acesso ao Jardim do Ilhéu (áudio)
Na sequência da recente requalificação do espaço, a ideia passa por facilitar o acesso ao local. Um investimento da autarquia no valor de quatro milhões de euros, sendo que 85 por cento do valor provém de fundos comunitários.

Madeira com défice de 80,8 milhões de euros
O saldo global consolidado, em contabilidade pública, dos organismos com enquadramento no perímetro da Administração Pública Regional é deficitário em 80,8 milhões de euros, o que compara com um saldo de -149,1 milhões de euros registado no ano de 2021.

Putin concede cidadania russa a Edward Snowden
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu hoje a cidadania russa ao ex-analista da CIA Edward Snowden, segundo um decreto publicado no portal de informação oficial da administração pública.

Chega diz que resultado abre caminho para mudança em Portugal
O presidente do Chega, André Ventura, considerou hoje que a vitória de uma coligação de extrema-direita nas eleições legislativas em Itália abre caminho para que “a mudança aconteça em Portugal e em Espanha nos próximos ciclos eleitorais”.

MAI quer todos os britânicos em Portugal com novo cartão de residência até ao final do ano
O ministro da Administração Interna disse hoje esperar que os cerca de 36 mil cidadãos britânicos a viver em Portugal tenham o novo cartão de residência pós-Brexit até ao final do ano.

UE critica acordo entre Sérvia e Rússia sobre política externa
A União Europeia (UE) criticou hoje o acordo entre a Sérvia e a Rússia sobre a manutenção de consultas regulares em matéria de política externa, assegurando que coloca “sérias dúvidas” por parte de um país que pretende aderir ao bloco europeu.

Cuba aprova em referendo casamento homossexual e gestação por substituição
Dois terços dos eleitores cubanos apoiaram em referendo o Código das Famílias promovido pelo Governo de Miguel Díaz-Canel, que permite a legalização do casamento homossexual e a gestação por substituição ('barriga de aluguer'), segundo dados oficiais hoje divulgados.

PS alerta para perigos de normalização da extrema-direita
O secretário-geral adjunto do PS, João Torres, considerou hoje que o resultado das eleições em Itália demonstra que "quando a direita democrática normaliza a extrema-direita, acaba por ser liderada por esta".

Governo pretende aumentar representação feminina no desporto até 2030
O Governo pretende aumentar o número de mulheres a praticar desporto para que, em 2030, Portugal possa atingir a média europeia em termos de igualdade de género, disse hoje o secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Programa de apoio sustentado às artes 2023-26 com aumento de verba de 114% face a anterior
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou hoje que os apoios sustentados às artes para 2023-2026 terão um aumento de 114% face ao período anterior, para um total de 148 milhões de euros.

PCP apela à luta contra revisionismo que «branqueia e banaliza» o fascismo
O PCP considerou hoje que a perspetiva de um Governo de extrema-direita em Itália "é inquietante" e obriga à intensificação da "luta contra o revisionismo histórico que branqueia e banaliza os crimes do nazifascismo".

Japão proíbe exportação de armas químicas para a Rússia
O Governo do Japão aprovou hoje um novo pacote de sanções devido à invasão russa da Ucrânia, incluindo a proibição da exportação para a Rússia de partes e produtos relacionados com armas químicas.

Patriarca russo diz que sacrificar a vida na guerra lava todos os pecados
O patriarca ortodoxo russo Cirilo afirmou que os russos que sacrificam as suas vidas no campo de batalha na Ucrânia têm lavados “todos os seus pecados”.

Putin assina decreto de exoneração do representante da Rússia na UE
O Presidente russo, Vladimir Putin, oficializou hoje, por decreto, a exoneração do representante permanente da Rússia na União Europeia (UE), Vladimir Chizhov, que estava no cargo há 17 anos, noticiou a agência oficial TASS.

Extrema-direita reclama vitória em Itália (áudio)
A líder da extrema-direita em Itália, Giorgia Meloni reclama vitória e a liderança do próximo governo italiano. Com mais de 90 por cento dos resultados das legislativas apurados, o partido Irmãos de Itália, está na frente. Numa reação, a cônsul honorária de Itália na Madeira, Margarida Valle dos Santos, afirma que agora é expectante que haja uma melhoria das condições de vida e estabilidade.

Casa do Brasil espera votação mais equilibrada em Portugal entre Lula e Bolsonaro
O dirigente Carlos Viana, da Casa do Brasil em Lisboa, defendeu hoje que a votação dos brasileiros em Portugal para as próximas eleições presidenciais no seu país será "mais equilibrada" do que em 2018, com a participação dos jovens.

Apoio de 125 euros será pago a partir de 20 de outubro
Os apoios de 125 euros e de 50 euros às famílias anunciados pelo Governo no pacote de medidas para compensar o impacto do aumento dos preços serão pagos por transferência bancária a partir de 20 de outubro.

Cristóvão Colombo já zarpou do Porto Santo
Com o embarque de Cristóvão Colombo chegou ao fim do Festival Colombo no Porto Santo

Sondagens à boca das urnas em Itália dão vitória à extrema-direita
As sondagens à boca das urnas em Itália apontam para uma vitória do partido de extrema-direita Fratelli d'Italia (Irmãos de Itália), de Giorgia Meloni, com 22% a 26% dos votos. A confirmar-se a vitória, será a primeira vez que Itália tem um governo com a extrema-direita e Meloni, uma admiradora confessa do ditador Benito Mussolini. Será a primeira mulher a liderar um governo italiano.