Política

Presidente da República cancela visita à Estónia
O Presidente da República anunciou hoje que vai cancelar a visita de Estado à Estónia, que deveria ocorrer na próxima semana, para acompanhar a crise política instalada com a apresentação de uma moção de confiança.

Moção para acabar com a crise política (áudio)
O presidente do governo regional considera que o governo de Luís Montenegro faz bem em avançar com uma moção de confiança para colocar fim a esta crise política.

Força Madeira defende a criação de um centro público para acolher os sem abrigo (áudio)
O objetivo é que este espaço esteja aberto 24 horas. Raquel Coelho, cabeça de lista da coligação, explica a proposta.

Presidente promete agir “o mais rápido possível” se moção de confiança for rejeitada
O Presidente da República prometeu hoje agir "o mais rápido possível" se a moção de confiança que o Governo irá apresentar ao parlamento for rejeitada.

CDS defende investimento na área da saúde (áudio)
Mais médicos e enfermeiros de família, possibilidade de recorrer ao serviço privado quando o serviço público não responde e alocação do edifício do hospital Nélio Mendonça aos cuidados continuados.

Albuquerque defende eleições “se for necessário” (vídeo)
O presidente do governo regional mostrou-se a favor da apresentação da moção de confiança ao governo da República e se for necessário defende eleições antecipadas.

Moção do PCP rejeitada pelo parlamento
A moção de censura ao Governo, apresentada pelo PCP, foi rejeitada pelo parlamento, com os votos contra do PSD, CDS-PP e IL e a abstenção do PS e do Chega.

“Às vezes tenho mais que fazer do que vos estar a responder diariamente”
O primeiro-ministro afirmou hoje que nem sempre tem tempo para “responder diariamente” aos deputados e recusou que se esteja a furtar às perguntas dos jornalistas, defendendo que se for pessoalmente responsável pela crise política “é pelo sucesso da governação”.

AIMA reconhece erro em taxas a pagar por cidadãos timorenses
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) admitiu hoje à Lusa que os documentos únicos de cobrança enviados aos cidadãos timorenses que requereram renovação da autorização de residência CPLP tinham um lapso na taxa a pagar.

Tavares desafia Montenegro a demitir-se já mas fica sem resposta
O porta-voz do Livre Rui Tavares desafiou hoje o primeiro-ministro a demitir-se já, considerando que a moção de confiança anunciada é uma “mera formalidade” e responsabilizando-o pela “crise política”, mas ficou sem resposta.

Pedro Nuno acusa Montenegro de atirar país para eleições para fugir a explicações
O líder socialista, Pedro Nuno Santos, confirmou hoje que o PS votará contra a moção de confiança que o primeiro-ministro anunciou e acusou Luís Montenegro de preferir eleições a enfrentar uma comissão de inquérito.

Presidente da República fala hoje em Viseu depois do debate da moção de censura
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que irá falar hoje, em Viseu, após ter lhe terem sido feitas questões relativamente à situação política do país.

Primeiro-ministro acusa PS de “tacticismo e oportunismo”
O primeiro-ministro acusou hoje o PS de “taticismo e oportunismo”, considerando que quer derrubar o Governo “num processo lento de degradação e desgaste contínuos”.

Ex-secretário de Estado Hernâni Dias retoma mandato como deputado no parlamento
Hernâni Dias, que se demitiu de secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território no passado dia 28 de janeiro, retoma hoje o seu mandato como deputado do PSD na Assembleia da República.

Governo vai apresentar moção de confiança
O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo avançará com a proposta de uma moção de confiança ao executivo pelo parlamento, "não tendo ficado claro" que os partidos dão ao executivo condições para continuar.

PS vai abster-se na moção do PCP
O PS vai abster-se hoje na moção de censura ao Governo apresentada pelo PCP, adiantou à Lusa fonte oficial do partido.

Cerca de 400 eleitores apresentaram pedido para o voto antecipado no Funchal (áudio)
No Funchal, 372 eleitores apresentaram o pedido para o voto antecipado. A maior parte foram estudantes, mas houve também pedidos de doentes e de detidos, como adianta, à Antena 1, o vereador Bruno Pereira.