Os sociais democratas conseguiram 42,40% da simpatia do eleitorado. O PS foi o segundo partido mais votado, com 30,12 %, num concelho liderado pelo CDS que ficou na terceira posição com 14,92% dos votos
O Partido Social Democrata obteve 50,39% numa câmara que é liderada pelos socialistas. O PS foi o segundo partido mais votado com 34,26%.
Os sociais-democratas venceram no concelho da Ribeira Brava com 47,90% dos votos, seguidos dos socialistas com 30,13%.
Os sociais democratas venceram no concelho da Calheta com 56,29% dos votos. Os socialistas foram os segundos mais votados com 26,73% das simpatias do eleitorado do concelho.
O PSD venceu com 47,76% dos votos contra 44,60% do PS. Os sociais democratas venceram no concelho do líder e autarca do PS Madeira.
Os sociais democratas venceram no concelho de São Vicente com 56,1% dos votos. Os socialistas foram os segundos mais votados com 30,54% das simpatias do eleitorado do concelho de São Vicente.
O dirigente comunista diz que é preciso esperar pelos resultados concretos para saber até que ponto os Comunistas e os Verdes vão ser prejudicados por esta bipolarização, PSD / PS. Esta é a primeira reação da Coligação Democrática Unitária à projeção da Universidade Católica para a RTP.
Ernesto Ferraz, dirigente do partido, sublinha o facto de esta ser apenas uma projeção, manifestando a expectativa de que os números não se confirmem quando o escrutínio estiver concluído.
O partido sublinha que será necessário "aguardar o fecho final das urnas" para perceber a composição da Assembleia Legislativa da Madeira.
Gonçalo Pimenta, candidato do CDS, reagiu à projeção da Universidade Católica para a RTP e realçou a "mensagem positiva" do CDS que contribuiu para o combate à abstenção
Por agora, o partido evita avançar com cenários de eventuais entendimentos partidários para assumir o Governo Regional.
Foi a primeira reação do partido à projeção da Universidade Católica para a RTP
Uma estimativa da Universidade Católica para a RTP situa a participação nestas eleições entre um mínimo de 54 por cento e um máximo de 59. Com estes números, a abstenção situar-se-ia entre os 41 e os 46 por cento. O Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica refere que "a estimativa de participação foi calculada com base nos resultados de participação eleitoral às 16h00 publicados pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna às 17h00".
O antigo presidente do Governo Regional da Madeira garante, que não sendo candidato, segue as eleições com um "humor mais aguçado". Alberto João Jardim espera que a abstenção venha a baixar e revela que a noite é para ficar em casa, para acompanhar os resultados pela RTP Madeira.
A saída do Reino Unido da União Europeia prevista para 31 de outubro “é um momento trágico para toda a Europa”, afirmou o presidente cessante da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, numa entrevista publicada hoje pelo jornal espanhol El Pais.
Nas últimas eleições regionais, em 2015, por esta hora apenas cerca de 12% dos eleitores já tinham votado.