Política
«NATO está mais forte e Rússia mais fraca»
A vice-Presidente dos EUA, Kamala Harris, disse hoje em Varsóvia que a NATO está "mais forte" e a Rússia "mais fraca" por causa da agressão russa na Ucrânia.
DGS passa a divulgar dados só às sextas-feiras
A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje que passará a divulgar os dados epidemiológicos e de vacinação da covid-19 apenas uma vez por semana, às sextas-feiras.
Morreram 71 crianças desde o início da ofensiva russa
Pelo menos 71 crianças foram mortas na Ucrânia desde o início da ofensiva russa em 24 de fevereiro, anunciou hoje Liudmyla Denisova, responsável pelos direitos humanos no Parlamento ucraniano.
18 milhões vão precisar de ajuda humanitária
Cerca de 18 milhões de ucranianos vão precisar de ajuda humanitária como consequência da guerra, o que representa um terço da população do país antes da invasão russa, disse hoje a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV).
Mais de 4.600 pedidos de proteção temporária
Portugal concedeu até hoje mais de 4.600 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, revelou à Lusa o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Bombardeamento de maternidade é «crime de guerra odioso»
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, classificou hoje como “um crime de guerra odioso” o bombardeamento pelas forças russas de uma maternidade e de um hospital pediátrico em Mariupol, no leste da Ucrânia.
Ucrânia admite não entrar na NATO se for garantida segurança do país
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia assegurou hoje que o país está disposto a ficar fora da NATO desde que a ONU, incluindo a Rússia, garanta um quadro de segurança tão eficaz como o fornecido pela Aliança Atlântica.
ONU regista 549 mortos e 957 feridos entre a população civil
A guerra na Ucrânia provocou pelo menos 549 mortos e 957 feridos entre a população civil até quarta-feira, segundo dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).
«Se não há alunos deve haver menos escolas» (áudio)
O assunto foi defendido pelo PSD na Assembleia Legislativas, num plenário onde o PS defendeu a aplicação de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência no setor primário.
Aulas de português para 50 ucranianos (áudio)
Meia centena de ucranianos retidos na Madeira, devido à invasão russa, iniciaram esta manhã as aulas de português.
UE já mobilizou 145 toneladas de ajuda essencial
A União Europeia (UE) já mobilizou 145 toneladas com 85 milhões de artigos de ajuda essencial para a Ucrânia, avaliados em mais de 100 milhões de euros, disse hoje uma fonte comunitária à agência Lusa.
Lavrov diz que hospital bombardeado em Mariupol era base de extremistas ucranianos
O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, justificou hoje o bombardeamento de um hospital pediátrico na cidade ucraniana de Mariupol devido ao facto de o edifício servir de base para um grupo de extremistas ucranianos.
«Países que armam Kiev são responsáveis por ações perigosas»
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, avisou hoje os países que estão a fornecer armas à Ucrânia para combater a Rússia de que serão responsabilizados pelas suas ações, que considerou perigosas.
Rússia continuará a atacar até exigências serem atendidas
A Rússia transmitiu hoje ao Governo ucraniano que continuará a atacar até que as suas exigências sejam atendidas, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, após um encontro com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov.
Falta de progressos sobre cessar-fogo de 24 horas
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, lamentou hoje a falta de progresso sobre um cessar-fogo no seu país nas negociações com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, que decorreram no sul da Turquia.
Reino Unido anuncia sanções a mais oligarcas russos
O governo britânico anunciou hoje novas sanções contra sete oligarcas russos, incluindo o dono do Chelsea, Roman Abramovich, e o antigo sócio, Oleg Deripaska, com o congelamento de bens e proibição de viagens.
Rússia anuncia que vai deixar de participar no Conselho da Europa
O Governo russo anunciou hoje que vai deixar de participar no Conselho da Europa e acusou os países da União Europeia (UE) e da NATO de minarem o organismo.
Falta de voos preocupa comunidade na África do Sul (áudio)
Insegurança e falta de voos da TAP estão à cabeça das preocupações da comunidade portuguesa na África do Sul.
Ribeira Brava apoia idosos (vídeo)
A Câmara da Ribeira Brava já apoia perto de 500 idosos do concelho na compra de medicamentos, fraldas e no pagamento de exames complementares. Na reunião de câmara desta quarta-feira foram aprovadas mais algumas candidaturas. A oposição perguntou sobre a fusão de escolas já anunciada para o próximo ano, no concelho, mas ficou sem resposta.