Política
PS pede melhores acessos à Fajã do Mar (vídeo)
Melhores acessos e mais segurança é o que os deputados do PS pedem para o sitio da Fajã do Mar, na freguesia do Faial. O pedido para a requalificação da zona já deu entrada no parlamento
Governo quer taxas lucros abusivos (vídeo)
O governo da República admite taxar as empresas que estejam a ter mais lucros por causa da guerra na Ucrânia. A intenção foi avançada pelo ministro da Economia e do Mar. À exceção da Iniciativa Liberal, todos os outros partidos políticos concordam.
Recurso à bitcoin gera dúvidas (vídeo)
As palavras do presidente do Governo Regional sobre a bitcoin teve um impacto imediato na Madeira. Ontem Miguel Albuquerque participou nos Estados Unidos da América na maior conferência Internacional sobre criptomoedas e apelou para investirem na Região
Calado assume compromisso de melhorar as instalações de judo no Clube Naval
O presidente da Câmara Municipal do Funchal visitou hoje o dojo de judo do Clube Naval do Funchal, cujas instalações estão sediadas no edifício do quartel dos Bombeiros Sapadores do Funchal.
Obras no Conservatório arrancam em julho (vídeo)
As obras no Conservatório Escola das Artes vão ter início no final do ano letivo. O concurso já foi lançado e numa primeira fase decorrerão apenas no exterior. A informação foi confirmada pelo secretário da Educação à margem de um protocolo entre o Conservatório e o Grupo Sousa.
PS garante que nenhuma «minoria absoluta» irá travar objetivos da maioria
O líder da bancada parlamentar do PS assegurou hoje que “nenhuma minoria absoluta” irá travar a “maioria absoluta na concretização dos seus objetivos”, considerando a moção de rejeição do Chega um “namoro pegado da extrema-direita com a direita democrática”.
Sete animais de estimação vindos da Ucrânia (vídeo)
A direção regional de Alimentação e Veterinária já registou a entrada de sete animais de estimação provenientes da Ucrânia. A Região está a oferecer o registo de animais, tal como acontece no resto do país.
Ventura critica comunidade cigana e é interrompido por Santos Silva
A intervenção do líder do Chega no encerramento do debate sobre o Programa do Governo ficou marcada por um incidente, após André Ventura ter sido interrompido pelo presidente do parlamento por fazer uma generalização sobre a comunidade cigana.
Rui Barreto volta a ser candidato à liderança do CDS Madeira (áudio)
O congresso regional está marcado para o final do mês de junho. O atual líder disse na entrevista à antena 1 que volta a apresentar uma candidatura .
Costa Silva admite que mexida no ISP premeia poluidores mas evita «colapso» de empresas
O ministro da Economia e do Mar admitiu hoje que, no contexto atual de alterações climáticas, a nova descida no imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) premeia grandes poluidores, mas evita o “colapso” de setores da economia.
Chega diz querer travar «mais abusos» do Governo com moção de rejeição
O Chega sustenta, na moção de rejeição do Programa do Governo que apresentou, que quer travar "mais abusos" por parte do PS, alegando que o partido "conduziu o país à mais grave crise" da sua história.
Fernando Pinheiro da Silva é o novo diretor do SEF
O Governo nomeou para o cargo de diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras o inspetor Fernando Pinheiro da Silva, depois da demissão do anterior diretor deste organismo, cuja extinção, decida pelo anterior governo, foi adiada para maio deste ano.
Açores sugere trabalho conjunto na área da biodiversidade (vídeo)
O diretor regional da Ciência e Transição Digital dos Açores está na Madeira para tentar um acordo entre os arquipélago que permita aos investigadores um trabalho conjuntos na área da biodiversidade. Sérgio Avila foi convidado da Universidade da Madeira para falar sobre os ecossistemas marinhos.
Urgências preparam-se para grande afluência (vídeo)
O secretário da Saúde alerta que a afluência às urgências do hospital Dr. Nélio Mendonça deve continuar até ao final do mês de abril. A covid-19, a gripe, e as altas problemáticas são as principais razões pelo constrangimento do serviço.
SESARAM cria Comissão de Humanização
A partir de hoje, o serviço regional de saúde, tem uma "Comissão de Humanização". É composta por 7 elementos. Inclui médicos e duas representantes do doente
Rodrigues acha inaceitável números da pobreza (vídeo)
O presidente da Assembleia Legislativa considera inaceitável que uma em cada três pessoas na Madeira sejam pobres. Uma situação decorrente dos salários baixos e empregos precários que é preciso combater, com o aumento da produtividade e competitividade das empresas. José Manuel Rodrigues falava na sessão de abertura do Encontro da Associação Luso-brasileira de Juristas do Trabalho.Um encontro que decorre durante dois dias.
Sara Madruga da Costa deixa repto a Costa (vídeo)
Começou hoje o debate do programa do Governo na Assembleia da República. Durante a discussão, a deputada madeirense, Sara Madruga da Costa, desafiou o primeiro ministro a resolver os assuntos pendentes com a região. Na resposta, António Costa lembrou que cabe também ao governo regional aplicar os compromissos assumidos.
Taxa de positividade da COVID 19 aumentou (vídeo)
A Região regista, entre os últimos dois meses, um aumento da taxa de positividade da COVID 19 nos sintomáticos de 41 para 46 por cento. Nos assintomáticos... de 1,35 para 4,4 por cento. Dados avançados por Pedro Ramos à margem da conferência que assinalou o Dia Mundial da Saúde.
Taxa de pobreza gera preocupação (áudio)
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira está preocupado com a taxa de pobreza, defendendo assim, uma aposta na produtividade como forma de pagar salários mais justos e reduzir a pobreza. As declarações de José Manuel Rodrigues foram registadas na sessão de abertura de uma conferência da Associação luso-brasileira de juristas do trabalho, que decorreu no salão nobre do parlamento.
Confiança acredita que «os valores de abril estão a ser postos em causa»
Pedro Calado define como um programa "aberto à população". Já a Coligação Confiança, viu a sua proposta para celebrar os 48 anos da revolução rejeitada. A vereadora Cláudia Dias Ferreira lamenta a decisão da maioria por entender que os valores de abril estão postos em causa.