A ultimar a visita ao Parlamento Europeu, o grupo de convidados da eurodeputada Liliana Rodrigues, constituído por elementos da GNR, Bombeiros Voluntários do Funchal, Cruz Vermelha e Sindicato da PSP, participou num debate sobre segurança com os responsáveis máximos da instituição nesta área.
Elio Carozza, Director Geral de Segurança do Parlamento Europeu, fez uma apresentação geral do sistema de segurança da instituição. Para além disso, o diretor referiu ainda o necessário diálogo que o Parlamento tem de estabelecer, não só com as autoridades belgas, mas com as autoridades de todos os países da União Europeia, só assim podendo definir-se os graus de ameaça e de risco e aumentar a eficácia operacional, mais ainda depois dos atentados que tiveram lugar em território europeu.
Houve ainda tempo para os convidados da Região Autónoma da Madeira fazerem algumas interpelações, principalmente no sentido de averiguar como é feita a avaliação permanente dos riscos, sobre a coordenação das diferentes áreas e ainda quanto ao modelo de atuação escolhido por parte das forças de segurança.
No final do encontro, Liliana Rodrigues aproveitou para lembrar o “importante papel que as forças de segurança têm no bem-estar e no apoio aos cidadãos, seja numa instituição como esta do Parlamento Europeu, seja no auxílio às populações em casos de emergência, como sucedeu na cidade do Funchal no passado mês de Agosto”, acrescentando que “a segurança e a prevenção não são uma despesa, mas um investimento que não podemos deixar de realizar, um investimento na democracia”.
A deputada socialista convidou os três responsáveis pela Direcção Geral de Segurança a visitarem a Madeira.