Lígia Correia, Nuno Davide Jesus e Élia Ribeiro são os 3 nomes que compõem o novo Conselho de Administração dos Portos da Madeira, decisão que foi oficializada esta tarde, em sede de Assembleia-Geral, onde foram eleitos os novos órgãos sociais.
Uma nova administração que, segundo o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, terá, pela frente, “grandes desafios” relacionados, em particular, com a “reestruturação da APRAM e da operação portuária, intervenções que serão iniciadas no próximo ano”. “Convidei a Dra. Lígia Correia, uma pessoa com grande experiência na atividade portuária, para liderar o triénio que começa em janeiro de 2017 e vai até ao final de 2019. Da restante equipa do Conselho de Administração, fazem parte o Eng. Nuno Davide Jesus e a Dra. Élia Ribeiro, pessoas com vasta experiência profissional”, sublinha.
Ainda no que respeita a desafios, o secretário regional faz questão de sublinhar que a APRAM tem previsto, no seu orçamento para 2017, “um conjunto de obras de recuperação e beneficiação de várias infraestruturas portuárias em toda a Região”. Simultaneamente, refere, esta nova Administração terá a incumbência e a responsabilidade de concretizar estudos que serão impactantes para o futuro da Madeira, concretamente no que toca ao desenvolvimento de toda a bacia do Porto do Funchal, “o que permitirá concluir sobre os investimentos de relevante interesse estratégico a realizar nas acessibilidades marítimas desta Região”.
Eduardo Jesus considera que, com esta nomeação, estão reunidas as condições para que se promovam e concretizem os compromissos que foram assumidos no Programa de Governo, para este mandato, no que concerne à APRAM e à sua área de intervenção.
Gestão domina classificações da nova administração
Licenciada em Organização e Gestão de Empresas, pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, a nova Presidente da APRAM ocupou o lugar de Presidente dos Conselhos de Administração do SESARAM, E.P.E., e da GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana, Lda. Foi também Vogal do Conselho de Administração da APRAM, entre os anos de 1997 e 2008.
Nuno Davide Jesus é licenciado em Engenharia Naval, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. No último ano, vinha prestando assessoria Técnica à Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, na área de transportes marítimos, portos e transportes aéreos.
Já Élia Ribeiro, licenciada em Gestão, é outra das caras conhecidas, dada a sua experiência enquanto Diretora Regional do Património, cargo que ocupou entre 2012 e 2015. No último ano, vinha exercendo as funções de técnica especialista na área financeira, no Gabinete do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura.