O Governo Regional da Madeira investiu cerca de 700 mil euros em equipamento de limpeza da floresta para facilitar o combate a incêndios, afirmou hoje a secretária do Ambiente e Recursos Naturais do arquipélago.
“Assim, estamos mais bem preparados e seremos mais eficazes na nossa tarefa contínua de limpar a floresta e caminhos florestais”, disse Susana Prada no âmbito de uma visita que efetuou a obras de beneficiação do Caminho Florestal da Levada do Pico (Perímetro Florestal das Serras do Poiso), nas serras do concelho de Santa Cruz.
A governante madeirense falou da “importância da manutenção da rede viária florestal em boas condições”, considerando ser “fundamental no âmbito da defesa da floresta contra incêndios”.
O investimento de 700 mil euros foi destinado à aquisição de equipamento de limpeza da floresta, tendo o executivo regional adquirido duas viaturas pesadas todo-o-terreno de limpeza e combate a incêndios, nomeadamente um trator de rastos e um triturador de troncos para fazer estilha, informou.
De acordo com a nota divulgada pelo executivo da Madeira, o caminho florestal da Levada do Pico, dentro do Perímetro Florestal das Serras do Poiso,” está, neste momento, a ser beneficiado”, com o objetivo de “diminuir a carga combustível nesta área, de compartimentar o espaço florestal com vias desprovidas de vegetação que facilitem o combate aos incêndios e dificultem a sua progressão”.
Esta intervenção “está a ser efetuada com orçamento e meios próprios, estando o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza a usar o trator de rastos e o triturador de troncos, ambos adquiridos no final de 2017”, adiantou.
A secretária regional destacou ainda “a importância da manutenção da rede viária florestal que, em boas condições, é fundamental no âmbito da defesa da floresta contra incêndios”, visto ser uma forma de facilitar a “circulação de equipas de vigilância e de primeira intervenção dentro dos espaços florestais e possibilitar o rápido acesso dos meios de combate aos locais de incêndio”.
A intervenção que está em curso naquele local tem uma extensão de 4.300 metros (um total de 80 km de rede viária).
c/Lusa