Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Escolas vão poder escolher entre manuais digitais ou em papel
Política 8 jul, 2025, 16:32

Escolas vão poder escolher entre manuais digitais ou em papel

As escolas a partir do 2.º ciclo vão poder optar por utilizar manuais em papel ou digitais, mas terão de justificar a decisão se escolherem o formato digital, anunciou hoje o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).

Há um ano, o MECI decidiu manter o projeto-piloto lançado em 2020 dos manuais escolares digitais, nos mesmos moldes para o 2.º e 3.º ciclos e suspendendo a integração de novas turmas do 1.º ciclo e secundário, ressalvando que a continuidade daquele formato seria decidida com base na avaliação do impacto nas aprendizagens.

Terminado o ano letivo, um estudo da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) concluiu que não existem efeitos significativos nos resultados dos alunos e, por isso, o Governo vai manter a possibilidade de as escolas utilizarem os manuais em formato digital.

“A partir do 2.º ciclo, as escolas poderão adotar os manuais digitais, mas com condições”, explicou o secretário de Estado Adjunto e da Educação, em conferência de imprensa.

No próximo ano letivo, as escolas podem aderir aos manuais digitais “mediante justificação de adequação pedagógica”, através de um formulário de participação que será lançado pela Direção-Geral da Educação (DGE), e ficam sujeitas a monitorização.

A partir de 2026/2027, o Governo vai reforçar as condições de participação, passando a prever um plano de formação de professores e alunos, o envolvimento dos encarregados de educação e, a partir do secundário, dos alunos, a garantia de condições técnicas necessárias e, no caso de se candidatarem à continuidade, as escolas ficam sujeitas a um parecer positivo da DGE com base na monitorização dos anos anteriores.

O 1.º ciclo fica excluído da medida por tratar-se de uma “fase critica” nas aprendizagens da leitura e da escrita, sobretudo nos primeiros anos de escolaridade, justificou Alexandre Homem Cristo.

Na mesma conferência de imprensa, o ministro da Educação, Ciência e Inovação falou também sobre a proibição do uso de ‘smartphones’ até ao 6.º ano de escolaridade, aprovada na semana passada em Conselho de Ministros.

Recordando as conclusões do estudo do Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas, que avaliou a implementação das recomendações feitas em setembro e aponta uma relação entre a proibição do uso de telemóvel e a diminuição do ‘bullying’ e aumento da socialização, Fernando Alexandre defendeu que “quando essa evidência (prova) existe de forma tão clara, o Estado tem a obrigação de regular”.

Nos próximos dias, o MECI vai reunir com representantes dos diretores escolares sobre a operacionalização da medida, para depois definir orientações para as escolas e concluir o processo legislativo para as novas regras.

Questionado sobre como a medida será implementada, por exemplo nas escolas com 2.º e 3.º ciclo, onde os alunos mais novos ficam proibidos de usar ‘smartphone’ mas os mais velhos não, o ministro explicou que essa é precisamente uma das dificuldades reportadas pelas escolas e que o Ministério quer discutir com os diretores.

Sobre o tema, o secretário de Estado adiantou que se mantêm as exceções previstas nas recomendações emitidas há um ano, relacionadas com a utilização de ‘smartphones’ para fins pedagógicos ou de telemóveis sem ligação à Internet.

Pode também gostar

Imagem de Costa diz que 3% ou 5% de gasto em Defesa “não é um número mágico”

Costa diz que 3% ou 5% de gasto em Defesa “não é um número mágico”

Imagem de Tenista João Sousa conquista torneio de Pune

Tenista João Sousa conquista torneio de Pune

Imagem de União prepara jogo frente ao Santa Clara (Vídeo)

União prepara jogo frente ao Santa Clara (Vídeo)

Imagem de Café Memória da Madeira alerta para as diabetes (áudio)

Café Memória da Madeira alerta para as diabetes (áudio)

Imagem de Albuquerque não vê problema no Lobo Marinho estar um mês em manutenção (áudio)

Albuquerque não vê problema no Lobo Marinho estar um mês em manutenção (áudio)

Imagem de Programa Erasmus com elevada procura na Madeira

Programa Erasmus com elevada procura na Madeira

Imagem de Elmano diz a Marote que é tempo de um novo ciclo

Elmano diz a Marote que é tempo de um novo ciclo

Imagem de Grupos parlamentares do PSD Madeira e Açores estão reunidos (áudio)

Grupos parlamentares do PSD Madeira e Açores estão reunidos (áudio)

Imagem de Presidente da República desmaia e é conduzido ao hospital

Presidente da República desmaia e é conduzido ao hospital

Imagem de Carnaval. João Egídio e Batucada da Madeira abrem o cortejo (Vídeo)

Carnaval. João Egídio e Batucada da Madeira abrem o cortejo (Vídeo)

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025