O primeiro eurodeputado da Madeira no Parlamento Europeu foi o histórico do PSD-Madeira Virgílio Pereira, eleito nas eleições em 1987, que depois cumpriu um segundo mandato.
Seguiu-se o social democrata Nélio Mendonça, o médico que foi secretário regional dos Assuntos Sociais e o pai do sistema regional de saúde, mais tarde presidente da Assembleia Legislativa da Madeira
Nesse mandato, a Madeira chegou a ter três representantes, porque o socialista Quinidio Correia (PS) substituiu António Vitorino e Rui Vieira (CDS) ocupou o lugar de Manuel Monteiro, na sequência de um acordo de rotatividade assumido no partido em Outubro de 1995 durante um ano.
Nas eleições seguintes, a 13 de Junho de 1999, foi a vez do advogado Sérgio Marques (PSD), que seria reeleito para um segundo mandato em 2004, juntamente com o socialista Emanuel Jardim Fernandes.
Em 2009 o eleito foi eleito advogado Nuno Teixeira (PSD), para cinco anos depois, em 2014 ser a vez de Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) e Liliana Rodrigues (PS) representarem a Madeira em Bruxelas.
Nas últimas eleições, em 2019, Cláudia Monteiro de Aguiar iniciou um seguindo mandado, com o PS-Madeira a conseguir a eleição da médica Sara Cerdas.