Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Desinformação através de anúncios pagos irregulares atingem PS e PSD
Foto: DR / Lusa
Política 19 nov, 2024, 12:27

Desinformação através de anúncios pagos irregulares atingem PS e PSD

Os investigadores do MediaLab detetaram anúncios pagos irregulares publicados nas redes sociais Facebook e Youtube nas legislativas de março que denegriam a imagem de políticos do PS e PSD, de acordo com análise publicada no 'site' do Iberifier.

“O trabalho de monitorização realizado pelos investigadores MediaLab, do ISCTE – IUL, acerca dos conteúdos políticos e da desinformação disseminados durante a campanha para as eleições legislativas de março de 2024 detetou anúncios pagos irregulares publicados nas plataformas Facebook e Youtube que denegriam a imagem de políticos do PS e PSD”, refere a análise.

Uma das mensagens, “exibida através do Youtube, mostrava primeiras páginas de jornais de forma descontextualizada, associando o atual e antigos líderes do Partido Socialista à corrupção”, sendo que “o nome do canal que exibia o vídeo designava-se de ‘Bolsonaristas em Portugal'”.

O projeto de investigação foi desenvolvido entre 01 de fevereiro e 06 de março.

Os investigadores detetaram ainda “uma segunda publicidade política” no YouTube, “um anúncio com um nível de produção mais elevado e que criticava o PSD”.

Neste caso, “o nome do canal que albergava o vídeo era ‘Jovens por Portugal'”.

Estas conclusões constam do relatório “Legislativas 2024, Amplificação do discurso político online e desinformação”, disponível no ‘site’ do Iberifier.

A terceira publicidade irregular foi detetada no Facebook, “na forma de publicações patrocinadas da página ‘Notícias Internacionais'”, tendo como “alvo Luís Montenegro, líder do PSD, e Pedro Passos Coelho, antigo líder do PSD dos tempos da intervenção da ‘troika’ em Portugal”.

No total, as publicações (‘posts’) “alcançaram cerca de dois milhões de contas, sendo que apenas uma das publicações alcançou mais de um milhão de contas”, estimando-se que o “valor investido nesta operação de publicidade ilegal tenha sido de 12 mil euros em três dias e os anunciantes poderão ter alcançado cerca de 22% do eleitorado português em pleno período de campanha eleitoral”.

O acompanhamento dos conteúdos políticos e da desinformação nas redes sociais no período que antecedeu as eleições legislativas permitiu concluir, entre outras, que o “Facebook deixou de ser a rede social predominante para a divulgação de conteúdos políticos” e “ganhou sobretudo relevância o Instagram”.

O Facebook e X “continuam a ser as redes mais usadas pelos atores políticos, mas o Instagram é a rede que lhes dá mais alcance e impacto” e o “TikTok ainda é pouco usado pelos atores políticos, mas denota um potencial de alcance e impacto que poderá fazer prever uma utilização intensiva no futuro”, refere.

O Twitter/X é a rede social “com maior penetração de temas políticos e aquela que é mais frequentada por políticos e interessados em política”, mas “revela ter pouco alcance e impacto fora dessa ‘bolha mediática e política'”.

Outra das conclusões é que “são os próprios agentes políticos a amplificar as mensagens que lhes convém, mesmo nos casos em que as mensagens podem ser desinformativas” e que o partido Chega e o seu líder “conseguiram mobilizar as redes sociais para propagar a sua mensagem, revelando uma taxa de interação com os utilizadores e a interação média dos ‘posts’ superiores às da concorrência”.

Os conteúdos políticos “estão longe de ser os conteúdos preferidos dos utilizadores das redes sociais, tendo em conta a atenção que lhes prestam”.

Outra das conclusões é que “são os conteúdos relativos aos políticos que escapam aos canais (e formatos) tradicionais que melhor resultam nessa captação da atenção nas redes sociais, nomeadamente as entrevistas lúdicas ou os conteúdos humorísticos”.

Esta investigação foi coordenada por Gustavo Cardoso, professor catedrático do ISCTE – IUL, e responsável pelo Iberifier em Portugal, e elaborada pelos investigadores do MediaLab, Centro de Investigação e Estudos em Sociologia, CIES.

O trabalho contou ainda com uma parceria com a Agência Lusa e com o Observatório da Comunicação, Obercom.

Lusa

Pode também gostar

Imagem de Andebol dinamarquês em estágio no Porto Santo

Andebol dinamarquês em estágio no Porto Santo

Imagem de Governo disponível para esclarecer deputados sobre cancelamentos na TAP

Governo disponível para esclarecer deputados sobre cancelamentos na TAP

Imagem de Detido em Câmara de Lobos por crime de especulação

Detido em Câmara de Lobos por crime de especulação

Imagem de Número de ataques cibernéticos está a subir (áudio)

Número de ataques cibernéticos está a subir (áudio)

Imagem de Euro2020: Portugal recebe hoje a Sérvia

Euro2020: Portugal recebe hoje a Sérvia

Imagem de Marítimo perde em casa frente ao Porto

Marítimo perde em casa frente ao Porto

Imagem de Índice de Custo do Trabalho aumentou

Índice de Custo do Trabalho aumentou

Imagem de Preço de venda das casas na Madeira aumenta

Preço de venda das casas na Madeira aumenta

Imagem de Do milhão de hóstias aos milhares de voluntários

Do milhão de hóstias aos milhares de voluntários

Imagem de Governo mantém diretor clínico do SESARAM e rejeita demissão de médicos (Áudio)

Governo mantém diretor clínico do SESARAM e rejeita demissão de médicos (Áudio)

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025