O Centro de Coordenação Operacional Municipal reuniu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Câmara de Lobos elevando o nível de alerta municipal para laranja. Foi também apresentada a plataforma de Gestão Municipal da Covid-19 que pretende integrar, em tempo real, toda a informação relativa à situação pandémica no concelho
A plataforma está a ser desenvolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e centraliza toda a informação disponível de forma articulada. A plataforma de informação assenta em dois mecanismos de gestão da situação.
Tal permitirá, acreditamos, uma alocação de recursos otimizada em função da evolução do número de casos no concelho. Com este sistema de informação geográfica, o propósito é colaborar com as entidades na definição e evolução das cadeias de transmissão no concelho, permitindo, caso seja necessário, o reforço da higienização de espaços públicos em função da prevalência do número de casos em determinada zona.
Outra das virtudes da referida plataforma prende-se coma possibilidade de ativar, de forma célere, respostas sociais, a nível de apoio alimentar e medicamentoso aos agregados em confinamento, sem rede de apoio familiar. Neste momento a autarquia já se encontra a apoiar agregados familiares, cujos elementos testaram positivo, com o fornecimento de bens alimentares.
Segundo o autarca Pedro Coelho “A gestão e planeamento de qualquer ocorrência assenta no acesso à informação”.
Por outro lado, tendo em conta a atual situação pandémica no nosso concelho, estamos a ter uma interligação mais direta com a nossa delegação de saúde.
Dada a situação de fraca cobertura da rede de internet no Centro de Saúde de Câmara de Lobos, e numa perspetiva de apoiar as equipas que neste momento estão a fazer um trabalho hercúleo, a autarquia irá alocar um dos pontos de acesso à Wi-Fi da rede municipal, no referido centro, de forma a garantir a facilidade de comunicação entre as entidades envolvidas.
Durante a reunião do CCOM, foi também elevado o alerta Municipal para nível laranja. Outra das questões abordadas prendeu-se com a questão do reforço do patrulhamento por parte da PSP no concelho de forma a prevenir ajuntamentos em estabelecimentos comercias, ao arrepio das regras em vigor.
Ficou a garantia do presidente do Município que a verificar-se, de forma flagrante, situações de incumprimento, o município de Câmara de Lobos não hesitará em suspender temporariamente as licenças de funcionamento.