É a vigésima segunda estação meteorológica instalada na Região pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Vai permitir o mesmo tipo de medições, mas a uma cota diferente.
A nova estação fica nos terrenos do centro de operações da Proteção Civil, na Cancela, e envia dados a cada 10 minutos. Mas é das poucas que o faz.
Mas o investimento ainda está fora dos horizontes do instituto, que esteve debaixo de críticas por causa dos avisos meteorológicos a 25 de dezembro, no concelho de São Vicente.
Este é também onde o sítio de onde o helicóptero de combate a incêndios levanta e aterra, por isso, a medição do vento no local é uma mais valia, como será, segundo Miguel Albuquerque, a presença a tempo inteiro da aeronave.
O presidente do Governo garante que ainda não recebeu uma justificação oficial do Instituto do Mar e da Atmosfera para o engano nos avisos meteorológicos na costa norte. O presidente do IPMA devia ter marcado presença nesta inauguração, mas teve um teste inconclusivo à Covid-19 na chegada à Madeira e ficou em isolamento.