"É uma ampliação de 400 metros e, evidentemente, é uma obra importante, porque ficaríamos com maior capacidade de operacionalidade do porto, a cidade ficaria protegida e teríamos a possibilidade de ampliar e reformular a marina", disse Miguel Albuquerque, durante as comemorações do Dia do Porto do Funchal.
O chefe do executivo vincou, no entanto, que o projeto não faz parte do atual programa do Governo, eleito em 2015, mas assegurou que o vai apresentar como "uma obra a fazer no próximo mandato".
"Estamos numa fase de estudos e a nossa ideia é começarmos a trabalhar intensamente no sentido de garantir a ampliação", disse, explicando que em causa está também a proteção da cidade em situações de temporal.
O Dia do Porto do Funchal (inaugurado a 18 de julho de 1962) foi instituído no ano passado com dois objetivos: evocar a história e homenagear os que durante anos "deram aos portos da Madeira o melhor de si", pelo que hoje foram entregues placas a 21 trabalhadores.
O Governo Regional informou, entretanto, que o investimento em infraestruturas portuárias tem sido "uma realidade ao longo do mandato", nomeadamente em reparações, reabilitações e melhoramentos, obras orçadas mais de 10 milhões de euros.
LUSA