Segundo o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, esta terça-feira colocado em consulta pública, prevê-se um investimento de 89 milhões de euros para o fortalecimento do Serviço Regional de Saúde da Madeira.
Este investimento visa concretizar o Plano Estratégico do Sistema Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira e a Estratégia Regional para a Promoção da Saúde Mental.
Com a intervenção na “Expansão, desenvolvimento e melhoria da Rede de cuidados continuados integrados” prevê-se o reforço da capacidade de resposta da REDE nos cuidados continuados integrados de âmbito geral, através do aumento do número de vagas em cuidados continuados integrados em todas as suas tipologias, num esforço conjunto com as organizações do terceiro setor e o setor privado, com especial incidência nas áreas territorialmente mais marcadas pelo envelhecimento e com menor capacidade instalada.
Com a intervenção de Reforço das respostas na área da saúde mental e das demências associadas ao envelhecimento foram definidas 2 prioridades, designadamente: (1) a criação de Equipas de Saúde Mental Comunitária e (2) a criação de Projetos de Acompanhamento.
Estão ainda previstos mais 15 milhões para a digitalização do setor nesta Região Autónoma. Este investimento vai permitir:
▪ Criar/implementar tecnologias digitais de apoio à monitorização de doentes (e.g. desenvolvimento de solução com vista ao registo da Consulta Multidisciplinar de Decisão Terapêutica, plataforma de apoio ao registo dos resultados da I&D na área da Cardiologia e prescrição e controlo eletrónico de medicação em hemato-oncologia);
▪ Intensificar a telesaúde, com definição da rede de suporte;
▪ Reforçar as tecnologias de comunicação e informação e inteligência artificial para a vigilância epidemiológica;
▪ Incrementar a digitalização da saúde e a interoperabilidade de sistema de informação;
▪ Melhorar o acesso do cidadão à informação e aos serviços de Saúde, através de meios digitais;
▪ Formar os cidadãos e os stakeholders para o uso dos recursos digitais em saúde;