“Em meu nome e em meu nome e dos deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, quero expressar a minha mais profunda consternação e a minha imensa dor pela tragédia que se abateu sobre a província de Valência”, lê-se na mensagem enviada pelo responsável do primeiro órgão de governo próprio da Madeira.
José Manuel Rodrigues apresenta as mais “profundas condolências às famílias das vítimas”, solidarizando-se “profundamente com todos os valencianos nestes momentos de sofrimento incomensurável”.
O responsável do parlamento madeirense assina esta mensagem também na qualidade de presidente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE).
O Governo de Espanha decretou hoje três dias de luto nacional por causa das consequências do mau tempo registado desde a noite de terça-feira no leste do país, quando estavam confirmados pelo menos 63 mortos e também “danos materiais altíssimos”.
O executivo pediu ainda às populações das zonas afetadas pelo mau tempo para não saírem de casa e, sobretudo, não tentarem circular pelas estradas, sublinhando que o temporal ainda permanece e os seus efeitos continuam a ser perigosos.
Há várias zonas afetadas que continuam inacessíveis às esquipas de resgate no terreno, integrando mais de mil militares de uma unidade de emergência para situações de catástrofe.
O Governo de Espanha confirmou 63 mortos, 62 na região autónoma da Comunidade Valenciana, a mais afetada pelo temporal, e um na região vizinha de Castela La Mancha, e disse não poder avançar neste momento números de pessoas consideradas desaparecidas.
Várias regiões de Espanha estão desde terça-feira sob a influência de uma “depressão isolada em níveis altos”, um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em castelhano, que causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos do país, sobretudo na costa do Mediterrâneo.
A região mais afetada foi a Comunidade Valenciana, no leste do país, com chuvas com níveis inéditos, que fizeram acionar os alertas e avisos mais graves da proteção civil e da meteorologia na terça-feira à noite.
Na última noite, a precipitação na região de Valência foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.
Lusa