O Orçamento da Madeira para 2018, no valor de 1.855 milhões de euros, foi hoje aprovado em votação final global na Assembleia Legislativa arquipélago, com os votos favoráveis da maioria do PSD e contra de toda a oposição.
O Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento (PIDDAR) para o próximo ano (576 milhões de euros) também foi aprovado com votos favoráveis do PSD, abstenção do CDS e contra dos restantes partidos da oposição: PS, JPP, BE, PCP, PTP e deputado independente (ex-PND).
Das cerca de 250 propostas de alteração apresentadas pela oposição madeirense – PCP (145), PS (80), o PTP e o JPP apresentaram 15 cada um e o BE 13, quase todas foram rejeitadas pela maioria social-democrata, o que gerou críticas dos partidos.
Os deputados do parlamento madeirense também aprovaram, por unanimidade, dois votos de congratulação, da autoria do CDS e do PSD, pela Madeira ter sido eleita como Melhor Destino Insular do Mundo pelo terceiro ano consecutivo.
Aprovado, por unanimidade, foi um outro voto de congratulação, também da bancada centrista, por Cristiano Ronaldo ter sido considerado pela quinta vez o Melhor Jogador do Mundo.
A Assembleia da Madeira aprovou igualmente por unanimidade dois votos de pesar pela morte do fotógrafo madeirense João Pestana, propostos pelas bancadas do PSD e CDS, e um outro pelo falecimento do antigo secretário da Agricultura e Pescas Gaudêncio Figueira.
LUSA