O município madeirense de Câmara de Lobos, que deliberou alterar por razões "históricas" o dia da cidade de 16 para 4 de outubro, assinala quarta-feira pela primeira a vez a efeméride na nova data.
Esta alteração do dia do feriado municipal do concelho foi aprovada em Assembleia Municipal realizada a 27 de fevereiro deste ano, tendo a decisão por base uma "investigação histórica recente", diz a presidência da autarquia.
De acordo com os responsáveis do município, essa investigação apurou que "o 16 de outubro não tem valor simbólico, cultural ou histórico que justifique a sua escolha para celebrar o dia de Câmara de Lobos".
"A decisão da alteração daquela data para o dia 04 de outubro teve como fundamento o facto de ter sido naquele dia, no ano de 1835, que teve a eleição e instalação da Câmara Municipal de Câmara de Lobos", argumenta a nota divulgada pelo município.
Por isso, considera que se "justifica, por esse facto, com a data histórica com maior significado, para se tornar o dia do concelho de Câmara de Lobos e respetivo feriado municipal, podendo ser considerado o dia do nascimento efetivo do município câmara-lobense".
A sessão solene comemorativa terá lugar no Museu da Imprensa da Madeira, incluindo o programa diversas atividades para assinalar a data.
O município decidiu atribuir medalhas de honra e de mérito municipal a 13 personalidades e instituições da localidade, incluindo a esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a vários "filhos da terra", a título póstumo, que se destacaram no campo da restauração e da gastronomia regional, tendo sido precursores da introdução da espetada regional e da poncha, contribuindo para afirmar as diferentes freguesias do concelho como "Terra da Espetada Madeirense" e "Capital da Poncha Madeirense".
Também serão agraciadas outras personalidades pela sua intervenção na área das artes, da música e social.
A presidência da autarquia considera que "atribuir as insígnias no âmbito das comemorações do aniversário do município de Câmara de Lobos é um momento propício à afirmação e valorização da identidade local e à exaltação da sua história e valores, tais como a solidariedade, a fraternidade, a partilha, a participação, entre muitos outros".
Ainda sublinha que "o município tem um papel fundamental no reconhecimento e encorajamento destes valores no seio da comunidade, devendo agraciar e louvar as pessoas que se destacam de alguma forma".
O município de Câmara de Lobos é composto por cinco freguesias (Câmara de Lobos, Estreito de Câmara de Lobos, Jardim da Serra, Quinta Grande e Curral das Freiras) e tem uma população superior a 35 mil habitantes espalhada por um território de 52 metros quadrados.
É um concelho conhecido sobretudo pela sua baía e os barcos coloridos batizados de "xavelhas", pintados pelo antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill aquando das duas visitas à ilha, e pela sua contribuição para a produção do Vinho Madeira.
Ao longo do tempo, Câmara de Lobos tem trabalhado para esbater a sua conotação com a extrema pobreza, registando nos últimos anos uma mudança significativa e sendo mesmo uma aposta para a construção de unidades hoteleiras.
LUSA