O Congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) vai realizar-se na Madeira nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2018 e deverá contar com a presença de 300 congressistas nacionais e internacionais, foi hoje anunciado.
O presidente do SMMP, António Ventinhas, que se encontra de visita à região autónoma, realçou que o congresso será um "evento de cariz internacional", com a presença de "oradores de referência" e representantes de diversas instituições mundiais.
O sindicalista reuniu-se hoje no Funchal com o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, e depois foi recebido em audiência pelo Representante da República para a Madeira, juiz-conselheiro Ireneu Barreto, sendo esta a última etapa da deslocação à ilha.
"Esta visita insere-se num conjunto de visitas que estamos a fazer a várias regiões do país, para tomarmos contacto com a realidade local", explicou António Ventinhas, realçando a importância de "conhecer os problemas no terreno" e "as realidades específicas" das regiões.
"Detetámos aqui alguns problemas que são comuns ao continente, nomeadamente a falta de magistrados e deficiências ao nível de órgãos de polícia de investigação criminal, o que depois tem repercussões no trabalho dos magistrados", disse.
O dirigente sindical reconheceu, por outro lado, que muitas vezes as intervenções e as decisões na área da Justiça ficam "centralizadas" em Lisboa.