O avião que transporta o Papa e a sua comitiva aterrou hoje em Lisboa às 9h43, vindo de Roma, para participar na Jornada Mundial de Juventude (JMJ). A pista do aeroporto esteve encerrada, com as partidas e chegadas suspensas, aquando da chegada de Francisco.
Seis bombeiros sapadores madeirenses integram o dispositivo de prevenção e segurança da Jornada Mundial da Juventude. Alberto Magno, adjunto de comando dos sapadores do Funchal descreveu à Antena 1 as tarefas atribuídas. Quatro elementos vão estar em patrulha e outros dois no posto de comando.
A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) lançou hoje o «Manual de Boas Práticas para uma Jornada Sustentável», inspirado nas encíclicas «Laudato Si» e «Fratelli Tutti», do Papa Francisco.
Um funcionário público madeirense, com o mesmo nome do papa. Francisco, que não pode participar na Jornadas Mundial da Juventude, encontrou uma forma original de ficar ligado ao evento. Fez um apelo para que alguém lhe levasse uma mochila vazia, mas com um significado especial.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas a partir de hoje em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa Francisco, que decorrerá até domingo.
O primeiro-ministro frisou hoje que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que arranca na terça-feira em Lisboa, vai ter um retorno económico imediato, desvalorizando os custos associados à sua organização.
A PSP e a GNR registaram 43 ocorrências relacionadas com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e detiveram 91 pessoas nas últimas 24 horas, indicou hoje o Sistema de Segurança Interna (SSI).
Os apoios financeiros prometidos pelas entidades publicas para as viagens dos jovens da Jornada Mundial da Juventude estão atrasados. O lamento foi deixado antes do embarque, no aeroporto da Madeira, por um dos responsáveis do Grupo de Jovens da Camacha.
Ao fim da tarde, ao pôr do sol, às 20h20, no Paul da Serra, escutam-se os sons de outro concerto do ciclo «ecomusicales"». O acesso ao concerto é livre.
O padre Carlos Almada, coordenador do comité organizador diocesano da JMJ faz um balanço positivo das pré-jornadas mundiais da juventude, que também passaram pela Madeira e explica toda a logística do grupo da Madeira que vai participar na Jornada Mundial da Juventude, que arranca hoje em Lisboa.
Da Madeira, participam no encontro mundial cerca de 900 jovens.
É um apelo do vereador da câmara do Funchal com a área do trânsito, a poucos dias do começo do Rali Vinho Madeira. Bruno Pereira pede à população para que cumpra com todas as indicações de segurança nos dias da prova. A prova motiva alterações na circulação na cidade, na quinta-feira, dia da Super Especial da Avenida do Mar. Bruno Pereira lembra que a cota 40 é a única alternativa para atravessar o Funchal.
Já chegaram à Madeira os primeiros jovens estrangeiros que vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Amanhã cerca de 300 representantes das comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo reúnem-se no Funchal. O Fórum Madeira Global tem, este ano, como tema a solidariedade na diáspora, um tema explicado por Rui Abreu.
Vítor Sousa, pároco do Monte, recorda que as novenas começam a 5 de agosto, tendo a duração de nove dias de preparação para a festa de Nossa Senhora do Monte.
Os sistemas de comunicação do SIRESP vão ser reforçados durante a Jornada Mundial da Juventude para responder «ao acréscimo considerável do número de utilizadores da rede», anunciou hoje a empresa que gere a rede.
Cerca de 1000 madeirenses vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, evento que decorre de 1 a 6 de agosto em Lisboa. Na bagagem levam entusiasmo e alegria para participar num evento que implicou muito trabalho para angariar as verbas necessárias. À Antena 1, os jovens explicaram que a participação implicou um gasto entre os 500 e os 800 euros por pessoa. Uma aventura que, em alguns casos, começou a ser preparada em 2019.
O evento leva milhares de pessoas ao Porto Moniz.
O espumante «Terras do Avô Pai 80» voltou a ser premiado com mais uma medalha de ouro num concurso internacional, que decorreu em Lisboa. Sofia Caldeira, gerente da empresa, destaca que a distinção ajuda também a promover a Madeira no mundo.
A freguesia da Quinta Grande realiza até sábado uma mostra que pretende divulgar o chícharo, uma leguminosa cujo cultivo quase desapareceu na freguesia, como explica Darwin Freitas, presidente da casa do povo. Atualmente estão registados 30 produtores de chícharo na Madeira, sendo que este ano a produção ascende aos 600 quilos. A casa do povo garante a compra dos excedentes por 10 euros ao quilo.