Esta noite há festa na costa norte da Madeira.
A procura foi maior nos livros infantis.
O Club de Motards da Madeira pede o apoio da Câmara do Funchal para conseguir cumprir a ambição antiga de ter uma sede.
A música, o cinema, as oficinas, o circo contemporâneo e as performances de rua tomaram conta da cidade do Funchal. Ao longo de três dias, há 50 espetáculos e concertos que decorrem em vários pontos da cidade.
Divulgar a investigação que se faz nas regiões da Madeira, Açores e Canárias é o objetivo da noite Europeia do Investigador da Macaronésia, promovida hoje pela Universidade da Madeira. O evento abre logo às duas da tarde, para permitir o maior número possível de visitantes, incluindo escolas. A vice-reitora Elsa Fernandes explica como está organizada a iniciativa, que acontece desde 2018.
Às oito da noite de hoje, no Porto de Recreio da Calheta, vai decorrer uma sessão do Clube Funchal Agora Speakers, que se dedica ao aperfeiçoamento da comunicação oral. É uma atividade incluída na segunda edição da Feira do Livro, que hoje abriu portas às 10 da manhã. Durante a tarde vão decorrer várias conferências, como explica Isabel Gouveia, da organização. Às sete da tarde vai ser apresentado o livro «Mariana e o gato mágico», de Francisco Lobo Faria.
A segunda edição da feira do livro da calheta abre hoje ao público a partir das duas da tarde, no Porto de Recreio. O teatro Bolo do Caco vai recriar histórias de antigamente, mas o dia de abertura da feira também terá música, o lançamento de um livro e atividades para os mais novos. O evento decorre até ao próximo sábado. «Viagens» é o tema deste ano.
Trezentos artistas vão participar no Primeiro Festival de Artes do Funchal, que começa na próxima sexta-feira e decorre até domingo. Na cidade vão ser montados três palcos, no Jardim Municipal, na Praça Amarela e no Jardim do Almirante Reis, num evento com muita música e animação e que terá 50 espetáculos.
A sétima edição do Ultratrail Madeira, que vai ter lugar a 7 e 8 de outubro, vai ter um número recorde de participantes, de quase trinta nacionalidades. Os números foram revelados por Egídio Olim, presidente da Associação de Atletismo da Madeira, na apresentação da prova. Devido ao campeonato nacional de trail sprint, realizam-se seis provas, em vez de cinco, quatro delas com partida e chegada no concelho de Machico. A edição deste ano tem 640 atletas inscritos, de 27 nacionalidades.
No âmbito da Festa do Cinema Italiano, que decorre no novo espaço cultural da Cidade, no antigo matadouro, hoje à noite vai ser exibido um filme baseado na pandemia de Covid-19, vivida há pouco tempo. Mas o tema é uma seca que assola a Itália. O filme da noite desta sexta-feira, às 21h00, é do realizador Paolo Virzi. As entradas custam 5 euros.
O Centro Cultural e de Investigação do Funchal acolhe a 30 de novembro e 1 de dezembro a segunda edição da conferência Madeira Blockchain. Serão dois dias para debater a tecnologia que inspira a criação de diversas criptomoedas e uma tecnologia utilizada por cada vez mais empresas. Nesta conferência participam três dezenas de oradores de vários países da Europa, Índia e Estados Unidos da América.
Cento e quarenta ciclistas de 26 países estão a participar na nona edição da prova TransMadeira, uma competição de BTT na vertente de Enduro. A prova é cada vez mais procurada e já com uma grande lista de espera, adianta Roberto Chaves, da organização, que destaca o crescente interesse do mercado americano.
É um encontro para promover novas ideias de negócio para o setor do turismo. O «bootcamp» começa no Funchal, mas depois segue para outras cidades do País.
A sandes de porco assado no espeto é uma das atrações do Festival Colombo, que já vai no segundo dia. Os comerciantes estão satisfeitos com a adesão, tanto de locais como de turistas. A noite de sexta-feira reserva vários espetáculos circenses e de música.
A embarcação «Amazónia» foi a vencedora do sorteio para transportar a imagem de Nossa Senhora, entre a Igreja Nova e a Capela da Piedade, na festa do Caniçal, que começa já hoje. Mara silva, Miro Freitas, Roni de Melo, Amigos da Música e Quintino são alguns dos nomes que vão animar esta celebração, que decorre entre hoje e domingo. A festa de Nossa Senhora da Piedade é uma das últimas do verão e habitualmente muito participada.
O Festival Colombo termina depois de amanhã, no Porto Santo, onde estão agendados vários eventos musicais, de dança, jogos, exposições e um mercado medieval.
A Oficina de Teatro do Estreito estreia hoje um espetáculo, baseado nas crónicas da escritora madeirense Graça Alves. Dezanove artistas interpretam textos que fazem refletir sobre a vida e o mundo. O espetáculo estreia às nove da noite, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos e fica em cena até segunda-feira. As entradas custam dois euros.
O alojamento no Porto Santo está completo para os dias do Festival Colombo, que começa mais logo. O presidente da câmara, ouvido pela Antena 1, adiantou que se mantém a procura pela ilha, fora do período habitual de mais visitantes. A procura até ao outono contribui para diminuir a sazonalidade da «ilha dourada».
A procura pelo Porto Santo é significativa nesta altura. O festival Colombo, que começa hoje, cativa muitos visitantes e faz dinamizar a economia da ilha.
Realiza-se a 23 de setembro, na Praça do Município, mais uma edição do Fitness Summer Madeira. Diversas atividades vão promover os hábitos de vida saudável. A organização está a cargo da plataforma regional «Madeira – Portugal ativo».