Mais de 20 chefes de cozinha, com um total de 10 estrelas Michelin, juntam-se para um jantar na praça do peixe no Mercado dos Lavradores, no Funchal, no arranque da oitava edição do festival gastronómico Rota das Estrelas, na sexta-feira.
Este ano, a primeira etapa do encontro anual de chefs arranca com dois restaurantes anfitriões – Il Gallo d’Oro (duas estrelas do guia Michelin) e William (uma estrela), ambos no Funchal -, que se "juntam no emblemático Mercado dos Lavradores, prestando uma homenagem e uma interpretação muito especial dos produtos locais", anunciou a organização.
O "Madeira Terroir" juntará, na próxima sexta-feira à noite, "uma fusão entre alta gastronomia, enologia, música e performance", com mais de 20 cozinheiros distribuídos por 18 bancadas, "num ambiente descontraído e de alguma espetacularidade", garantindo uma interação entre os chefes de cozinha e o público.
Depois, entre os dias 25 e 28, o Il Gallo d’Oro recebe três jantares de degustação, pela mão de chefes portugueses e estrangeiros, a maioria com uma ou duas estrelas, além de apresentações sobre vinhos.
As etapas seguintes da Rota das Estrelas já estão marcadas.
A 21 de abril, Miguel Laffan é o anfitrião, no L’And (uma estrela, Montemor-o-Novo). No mês seguinte, a Rota viaja até Espanha, onde Jordi Esteve promove um encontro de chefs entre 4 e 7 de maio no seu Nectari (uma estrela, Barcelona).
A etapa seguinte regressa ao Funchal, desta vez ao William (chefs Luís Pestana e Joachim Koerper), que entrou este ano para o guia Michelin de Espanha e Portugal, a 23 e 24 de junho.
Outra novidade no guia ibérico, a Casa de Chá da Boa Nova (uma estrela), em Leça da Palmeira, de Rui Paula, organiza um evento no dia 7 de julho.
Pela primeira vez, a Rota das Estrelas atravessa o Atlântico, mais concretamente para o Eleven Rio (uma estrela, Rio de Janeiro, Brasil, de Joachim Koerper).
Sergi Arola é o anfitrião seguinte, no Lab (uma estrela, Sintra), a 27 de setembro.
Com duas estrelas, o Vila Joya, de Dieter Koschina, no Algarve, é o local do encontro seguinte, a 20 e 21 de outubro.
O Eleven de Lisboa (uma estrela) encerra a Rota das Estrelas, no dia 11 de novembro.
A Rota das Estrelas realizou-se pela primeira vez em 2010, com o objetivo de "elevar a alta gastronomia portuguesa", procurando apresentá-la como um fator de diferenciação da oferta turística, como alternativa aos tradicionais produtos sol e praia.
Em sete anos de Rota das Estrelas, o festival promoveu 38 eventos em Portugal e dois em Espanha e convidou mais de uma centena de chefs, de 15 países diferentes.
LUSA