A Universidade da Madeira (UMa) e o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais (CIERL) organizam hoje o Colóquio Ínsula sob o tema "A Grande Guerra e os espaços insulares".
A sessão de abertura terá a participação do reitor da UMa, do coordenador do CIERL e do presidente da Assembleia Legislativa.
O colóquio, o segundo de uma série de cinco e que se prolonga até sábado, terá a participação, entre outros, de António José Telo ("A Guerra e a grande mudança na realidade portuguesa continental e insular"), Pedro Marquês de Sousa ("O CEP entre a frente europeia e a frente interna da Grande Guerra 1914-1918") e António Ventura ("Memória da Guerra nas Memórias da Grande Guerra").
Marco António Serronha, ex-comandante da Zona Militar da Madeira, proferirá a conferência de encerramento intitulada "Tempos da Grande Guerra, memórias de um mundo de ontem, coincidências com um presente e reflexos sobre o futuro: uma visão geopolítica e geoestratégica".
O Colóquio será encerrado pelo Representante da República, juiz-conselheiro Ireneu Barreto, e integra uma exposição organizada pela Zona Militar da Madeira e Museu Militar da Madeira denominada "I Guerra Mundial 100 anos – Algumas Memórias".
Um Colóquio explicado por Paulo Rodrigues, investigador em História Contemporênea na UMa.