O secretário regional do Turismo da Madeira afirmou hoje que os eventos turísticos da região pretendem, cada vez mais, maximizar o tempo de estadia dos turistas, obedecendo a uma lógica de se alongarem no tempo.
"Nós temos vindo a maximizar os eventos que temos e é por isso que a Festa da Flor tem sofrido alterações, passou de uma, duas, três e agora, cremos, quatro semanas", disse Eduardo Jesus, exemplificando ainda com outros eventos que se alongaram no tempo.
O responsável falava na apresentação da VII edição do Festival da Natureza, que se realiza de 3 a 8 de outubro, e que este ano tem um aumento de investimento, mais atividades e mais horas de aproveitamento das mesmas.
"Queremos que estes eventos se tornem mais fortes, com maior notoriedade, presença, reconhecimento e possam alongar no tempo, porque se eles alongarem a mancha que é coberta, sob o ponto de vista da promoção e da permanência do interesse das pessoas aqui na Madeira, é maior", disse.
Eduardo Jesus considera que os conteúdos turísticos devem permitir "uma frequência equilibrada da procura", recusando a ideia de ter programações coladas.
"Não nos interessa ter um festival da natureza em agosto, quando a Madeira está no pico da procura, nem interessa ter colado o evento a qualquer outro", especificou.
Relativamente à edição deste ano do Festival da Natureza, o principal objetivo passa por potenciar "os selos" que distinguem a Madeira de outros locais, como a Laurissilva ou as reservas naturais.
Reforçar a notoriedade e a projeção da Madeira, como destino ativo e de natureza, associando a natureza ao desporto, são dos principais objetivos que norteiam este festival.
Este ano a edição é levada para mais locais da região – incluindo cinco concelhos – e uma diversificação do horário, no sentido de abranger mais pessoas nas atividades previstas, incluindo novas experiências de vela, ‘stand up padle’ e batismos de voo em parapente.
O turismo regional prevê uma taxa de ocupação de 84% para o período do festival, num investimento total de 47 mil euros.
As inscrições podem ser feitas na secretaria do Turismo, na Avenida Arriaga e as atividades serão gratuitas durante o festival.