A prova decorreu no Hotel Gaejeon e foi direcionada a 300 profissionais japoneses, entre importadores, distribuidores locais, imprensa, compradores, prescritores do canal HORECA, retalhistas e líderes de opinião. Neste evento, organizado pela Viniportugal, entidade responsável pela promoção internacional da marca ‘Wines of Portugal’, o Vinho Madeira foi representado pelas seguintes empresas: Henriques & Henriques, Madeira Wine Company, Pereira D’Oliveira e Vinhos Barbeito.
“A participação nestes eventos, focados em mercados especializados, com elevado poder de compra, reveste-se de elevada relevância para a promoção do Vinho Madeira, reconhecendo o potencial de crescimento adjacente, no que se refere à comercialização deste vinho no Japão. Efetivamente, este mercado possui grande representatividade no ranking das transações comerciais de Vinho Madeira, nos países terceiros, ocupando, no ano de 2021, a terceira e posição, tanto em termos de volume como em valor. Comparativamente a períodos homólogos, no primeiro trimestre de 2022, este mercado apresenta um aumento de 108% no volume e em valor, relativamente a 2021”, informa o IVBAM.
Estas ações promocionais enquadram-se no Plano Promocional do Vinho Madeira, sendo cofinanciado a 85% no âmbito do “Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020” e o restante suportado pelo Orçamento Regional.