Os dados partilhados pela Direção Regional de Estatística da Madeira avaliam a economia regional. Entre os dados enviados, é destaque o saldo dos empréstimos para habitação, que cresceu 1,8% e a avaliação bancária de habitação, 8,4%. Contrariamente, os edifícios licenciados recuaram 5,2%.
No que toca ao mercado externo. Embora o comércio com o estrangeiro seja apenas uma pequena fatia do comércio global que a Região efetua (a maior parte do qual com o Continente), é de assinalar que, quer a exportação (+41,1%), quer a importação de bens (+26,4%) apresentam a mesma tendência que o movimento de mercadorias nos portos (+30,2%), indicador mais abrangente no que respeita à dinâmica do comércio com o exterior.
Nos restantes indicadores, observa-se que o crescimento no movimento de passageiros nos aeroportos (+557,7%) – em aceleração pelo 6.º mês consecutivo – está em linha com os levantamentos e compras, com cartões internacionais, através de terminais de pagamento automático (TPA), +198,5%, registados em abril de 2022 (+141,7% no mês anterior).