A Ryanair investiu no aeroporto de Lisboa este Inverno com 7 aviões (700 milhões de dólares) e está disposta a continuar a investir no Verão 2022, desde que o Governo Português exija à TAP a libertação de alguns dos slots não utilizados até ao final de Fevereiro.
O governo português e a Comissão Europeia podem colocar um ponto final ao bloqueio de slots não utilizados pela TAP, de forma a salvaguardar rotas e empregos em Lisboa, permitindo assim o crescimento do turismo. O bloqueio da utilização de slots pela concorrência – como a Ryanair – tem um impacto negativo nos cidadãos portugueses e visitantes com uma perda potencial de mais de 250 milhões de dólares em receitas do turismo para o país.*
De acordo com Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair “enquanto um dos maiores investidores e criadores de emprego de Portugal, apelamos ao novo Governo português que apoie a recuperação do tráfego e obrigue a TAP a libertar os slots não utilizadas em Lisboa (dos quais não necessita) antes do final de Fevereiro. Este bloqueio desleal de slots por parte da TAP, subsidiada pelo Estado, impede o crescimento e a recuperação do tráfego, turismo e emprego no Aeroporto da Portela em Lisboa, em detrimento da economia portuguesa, com uma perda potencial de 250 milhões de euros em receitas do turismo só no Verão de 2022.
Apesar da potencial perda de 3 aeronaves e 20 rotas em Lisboa, a Ryanair anuncia a maior programação de sempre para o Verão 2022 de/para Portugal, com mais de 15 novas rotas (165 no total) para destinos excitantes como Bari, Billund, Madeira e Paris.