A equipa da Polícia Marítima, de serviço no Posto do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal nas ilhas Selvagens, realizou ontem, dia 14 de outubro, uma ação de controlo e fiscalização de uma embarcação de recreio de Estado Bandeira da Itália.
O veleiro, com seis tripulantes de nacionalidade italiana, efetuava uma passagem ao largo das ilhas Selvagens, tendo sido detetado através do sistema de radar "Costa Segura".
A PM entrou em contacto com os tripulantes através de comunicações VHF, abordou o veleiro e procedeu à sua fiscalização. Veleiro e tripulantes encontravam-se em situação legal.
O controlo marítimo realizado pela PM com recurso ao sistema de radar "Costa Segura" é realizado, numa monitorização permanente, durante o período diurno.
O pessoal da Polícia Marítima destacado nas ilhas Selvagens tem como missão prioritária garantir o eficaz exercício da autoridade do Estado, nomeadamente em matéria de vigilância, fiscalização, patrulhamento e exercício de polícia, em especial em matéria de proteção e preservação do meio marinho e segurança da navegação, das pessoas e bens em toda a área marítima.