No 2.º trimestre de 2023, transacionaram-se 795 alojamentos na Região Autónoma da Madeira (RAM), o que representa uma diminuição trimestral de 11,5% e homóloga de 27,7%.
A SATA Air Açores amortizou 60 milhões de euros de dívida, um reembolso antecipado que permite à companhia aérea açoriana «poupar cerca de 18 milhões de euros em encargos anuais com financiamentos», foi hoje anunciado.
O turismo na Madeira tem vindo a aumentar. Só no ano passado, a Região teve quase 10 milhões de dormidas, no entanto, em alguns locais há sinais de pressão.
Diversificar a economia, assegurar a transição digital, fazer a gestão de dados e associar ao cabo submarino são os objetivos do projeto do novo data center, que esta tarde foi apresentado pelo secretário regional das Infraestruturas, Pedro Fino. O novo data center fica alojado na sub-estação da Empresa de Eletricidade da Madeira, situada nas Virtudes e também em Machico. O projeto, ao abrigo do PRR, contemplou a aquisição de terrenos nas Virtudes e terá um custo de 15,5 milhões de euros.
As associações da indústria alimentar Alif e Ancipa defenderam hoje a redução do IVA dos alimentos para 6% e disseram estar disponíveis para fazer um pacto com o Governo de que não aproveitarão a baixa para aumentar os seus lucros.
A Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL) alertou hoje os deputados para os problemas de tesouraria que os atrasos no reembolso do IVA no âmbito da medida IVA zero estão a causar às empresas do setor.
O número de desempregados inscritos no centro de emprego da Região desceu 28 por cento no ultimo mês de agosto, comparativamente ao mês homólogo do ano passado. Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego, em agosto estavam inscritas 7.419 pessoas no centro de emprego da Madeira. Este valor representa um decréscimo de 2.882 pessoas relativamente a agosto de 2022 e de 167 pessoas face a julho de 2023. Vânia Jesus, presidente do Instituto de Emprego da Madeira, diz que há 17 anos que a Região não registava um desemprego tão baixo.
O ministro da Economia disse hoje que o país tem de “melhorar muito” a eficiência coletiva e destacou que as Agendas Mobilizadoras são o “projeto mais transformador” que Portugal tem no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Prevê-se que este ano sejam produzidas mais de 23 mil toneladas, o valor recorde do ano passado. A Antena 1 foi conhecer o trabalho de um produtor na Madalena do Mar, uma das principais zonas de produção de banana da Madeira.
Paulo Pereira aponta as posições antagónicas dos governos europeus e do banco central europeu relativamente à subida das taxas de juro. O presidente da Associação de comércio e Indústria do Funchal aguarda pelo anúncio oficial do governo que prevê medidas de apoio para a estabilização da prestações no crédito à habitação.
A economia portuguesa apresentou um excedente externo de 3.200 milhões de euros até julho, o que compara com um défice de 2.400 milhões de euros no período homólogo de 2022, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
Os preços na produção industrial registaram uma queda homóloga de 5,2% em agosto deste ano, depois de terem recuado 6,6% no mês anterior, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Na Madeira, o setor agrícola é um dos mais importantes para a região, além do turismo, no entanto, há algumas produções que têm vindo a diminuir.
Segundo informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em agosto de 2023, a taxa de juro implícita no crédito à habitação, na Região (RAM), fixou-se em 4,225%, registando um acréscimo de 0,196 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior. Em agosto de 2022, a taxa de juro implícita no crédito à habitação era de apenas 0,961%.
A estreia do «Seabourn Pursuit», o segundo navio de expedição da Seabourn Cruise Line, é assinalada esta manhã, a bordo, num dia de grande movimento no Porto do Funchal.
Esta temporada de cruzeiros deverá trazer uma consolidação do crescimento em número de escalas, após a pandemia. Os dois principais agentes de cruzeiros no Porto do Funchal perspetivam uma boa época de inverno. Até maio, os dois agentes têm agendadas 466 escalas no Porto do Funchal.
A pesca da sardinha, que reabriu em maio, tem novos limites a partir de hoje, definidos pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), após a reunião da comissão de acompanhamento.
O presidente da Associação de Hotéis de Portugal avisa que o crescimento do turismo está a a tingir um planalto e que agora a valorização só pode ser pelo preço. O madeirense Bernardo Trindade, que também foi secretário de Estado do Turismo, foi entrevistado pela Antena 1.