A bolsa de Lisboa registou hoje uma subida no índice PSI de 0,06% para 6.231,32 pontos, a tentar recuperar da queda acentuada da sessão anterior.
Hoje foi atingido o número de 4 milhões de passageiros no Aeroporto da Madeira. Entre 2017 e este ano houve um acréscimo de um milhão de passageiros.
A direção do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o aumento das quotas dos Estados-membros em 50%, permitindo que o volume dos empréstimos seja maior e possibilitando que o Fundo recorra menos a endividamento externo.
Miguel Albuquerque defende que as regiões ultraperiféricas devem falar a uma só voz e que deve haver uma estratégia concertada junto da nova Comissão Europeia, depois das próximas eleições europeias.
A Madeira regista a mais baixa taxa de desemprego dos últimos 12 anos. No terceiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego na Região foi a mais baixa do país. A nível nacional a taxa fixou-se no terceiro trimestre nos 6,1 por cento. As regiões com os valores mais baixos foram a Madeira e o Algarve, seguidas do Centro, Alentejo e Açores.
O Porto do Funchal recebe hoje dois transatlânticos, «MSC Magnifica» e «Viking Sea» e mais um navio da rota da Cruise in the Atlantic Island, o «Azura» que trazem um total de 7 809 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
A possibilidade de não aprovação do Orçamento do Estado para 2024 vai ter reflexos negativos no orçamento regional para o próximo ano. O comentador da Antena 1 Filipe Malheiro explica os cenários possíveis. O também comentador da Antena 1 David Caldeira sublinha as implicações no próximo orçamento regional e diz que é preocupante o cenário atual no país.
A cadeia de supermercados Continente já trabalha com 29 produtores regionais e quer alargar o número de parcerias. Jorge Gonçalves vende tomate e pepino para a marca Continente há cerca de 15 anos e é um dos maiores fornecedores madeirenses que está satisfeito com o negócio.
Dez empresas da Região vão marcar presença na Web Summit em Lisboa, o maior evento europeu sobre tecnologia. As empresas vão com o objetivo de dar a conhecer os projetos e à procura de parcerias e novos clientes.
Uma das maiores superfícies comerciais do país adquiriu este ano um milhão de euros em frutas e legumes a produtores da Madeira. Entre 2002 e 2003 o crescimento foi de 30%. Os dados são revelados pelo diretor de operações do modelo, José Carlos Salvado.
A companhia aérea Azores Airlines recebeu um novo avião A320 NEO, com 168 lugares, no âmbito do programa de substituição gradual dos modelos Airbus A320 CEO, anunciou hoje o Grupo SATA.
No que toca aos dados do poder de compra relacionados com a presença turística, apenas o Algarve regista uma diferença superior à Madeira em comparação à média nacional.
Já internamente, o Funchal concentra 53,0% do poder de compra da Região, seguido de Santa Cruz e Câmara de Lobos.
O Instituto Nacional de Estatística divulgou hoje o Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio (EPCC) com dados relativos ao ano de 2021.
A bolsa de Lisboa seguia hoje com uma queda acentuada de quase 3% no índice PSI, após o primeiro-ministro, António Costa, ter anunciado que apresentou a sua demissão ao Presidente da República.
O navio «Mein Schiff 1» voltou esta manhã ao Porto do Funchal, uma escala que não estava prevista, mas o objetivo foi fugir ao mau tempo em rota.
No último ano a Madeira perdeu 20 empresas que tinham alvará para construir obras públicas e particulares. O número não é preocupante uma vez que a Região tem cerca de 600 empresas com alvará. A ASSICOM apela aos privados que tentem saber se a empresa de construção contratada está habilitada para o efeito.
Houve dois cancelamentos nas cinco escalas de navios no porto do Funchal agendadas para hoje devido ao pré-aviso de greve dos pilotos de barra e portos do continente e regiões autónomas. Paula Cabaço, presidente da administração de Portos da Madeira, afirma que em alguns casos foi possível remarcar a passagem dos navios pela Madeira.
A atividade económica regional, em agosto, continuou a sua trajetória positiva de crescimento.
O mercado turístico britânico para a Madeira não mostra sinais de abrandamento, apesar da crise inflacionária e dos problemas económicos que o Reino Unido atravessa. Uma certeza transmitida à Antena 1 pelo secretário do turismo. Eduardo Jesus destaca que os operadores têm mantido ou até reforçado as operações.