Economia

Porto Santo ganha `sistema de iluminação pública inteligente` em 2019
A partir de Janeiro, a Empresa de Eletricidade da Madeira começa a mudar a iluminação pública do centro do Porto Santo. Serão instaladas lâmpadas LED com um sistema de ajuste de intensidade da iluminação consoante as necessidades. Trata-se de um sistema inovador que até ao final de 2019 estará instalado em todas as principais ruas da ilha dourada.

Procura por `Sapatinhos` e `Manhãs de Páscoa` é grande
Os madeirenses estão a comprar mais e a despender mais dinheiro nas decorações de Natal. As floristas falam numa procura por flores que tem vindo a aumentar na Região.

Bacalhau está cada vez mais presente no Natal dos madeirenses
A procura pelo bacalhau tem vindo a aumentar nos últimos anos na consoada dos Madeirenses. Com o aproximar do Natal, os comerciantes, em média, chegam a vender cerca 200 quilos diários de bacalhau.

Hotelaria a norte da Madeira regista boas taxas de ocupação nesta `quadra festiva`
No Natal e fim de ano os números da ocupação hoteleira na costa norte da ilha da Madeira são animadores. Alguns hotéis vão apresentar taxas de ocupação superiores a 80 por cento.

Talhos perderam cerca de 90% dos clientes para as grandes superfícies
Os talhos tradicionais continuam a ter procura por esta altura mas perderam muitos clientes nos últimos anos para as grandes superfícies. A carne regional e o atendimento personalizado são os motivos que ainda levam os consumidores a estes estabelecimentos comerciais.

Procura pela fruta e pelos legumes aumenta nesta Noite do Mercado
Os comerciantes de frutas e legumes não têm mãos a medir na noite de 23 de dezembro. A laranja regional, a tangerina, a anona e a pêra abacate são as frutas mais procuradas.

Comércio tradicional faz balanço positivo da época de Natal
Indicadores de Natal no comércio tradicional na Madeira "são positivos" – comerciantes

Banco de Portugal preocupado com baixa poupança das famílias
Taxa de poupança das famílias desceu no primeiro semestre do ano (Vídeo)

Nova lei do arrendamento agrada senhorios
Associação de Senhorios diz que as medidas são positivas para o mercado de arrendamento tradicional (Vídeo)

Rendas vão ficar mais acessíveis
Idosos e pessoas com deficiência vão estar mais protegidos na lei do arrendamento (Vídeo)

Ordem dos Advogados à espera do Governo para iniciar processo dos Lesados Banif
A Ordem dos Advogados aguarda apenas o documento oficial do Governo a mandatar a instituição e iniciará de imediato o processo relativo aos Lesados Banif, informou hoje o Bastonário, Guilherme Figueiredo. Jacinto Silva, da Alboa - Associação de Lesados do Banif, espera que em janeiro possa ser iniciado o processo. A solução passa pela criação de um fundo de recuperação que vai gerir as compensações aos lesados, muito semelhante à que foi encontrada para o BES.

Novos automóveis elétricos testados no Porto Santo
É uma solução inovadora que vai ser testada em breve e pretende ser utilizada no futuro pela Renault em todo o Mundo. Inserida no projeto Porto Santo Sustentável, à ilha dourada vão chegar duas novas viaturas elétricas com equipamentos que permitem devolver à rede elétrica uma parte da energia que não foi utilizada pelo carro.

Preço da luz desce 0,6% a partir de janeiro
As tarifas de eletricidade no mercado regulado vão descer 3,5% (0,6% na Madeira e nos Açores) para os consumidores domésticos a partir de 1 de janeiro, anunciou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) (Vídeo)

Atraso nos pagamentos do transporte de doentes motiva queixas
Há profissionais de Táxi que se recusam fazer o serviço de transporte de doentes não urgentes, para ser comparticipado pelo Serviço Regional de Saúde (SESARAM). Os atrasos no pagamento por parte do SESARAM e a alteração de regras de contabilização de serviços explicam o descontentamento dos taxistas. A AITRAM, Associação dos Industriais de Táxi da Região Autónoma da Madeira, e a Administração do Serviço Regional de Saúde reuniram esta manhã na esperança de encontrar um entendimento. Por ano o governo reserva um milhão de euros para o pagamento dos serviços de transporte de doentes não urgentes.