Economia

Viagens extra para o Porto Santo a 21 de setembro
No próximo dia 21, o navio Lobo Marinho vai realizar duas viagens extraordinárias.

“São muito bem-vindos” (áudio)
É desta forma que o secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, se refere à cadeia alemã de supermercados, que tem obras licenciadas mas que optou por não avançar.

Terminal 4 de Heathrow encerrado devido a incidente
A zona de check-in do Terminal 4 do aeroporto de Heathrow, em Londres, foi encerrada e evacuada na devido a um incidente relacionado com a possível presença de material perigoso.

Ouro atinge máximo histórico de 3.646 dólares por onça
O preço do ouro, considerado um ativo de refúgio em tempos de incerteza, registou hoje um máximo histórico de 3.646 dólares por onça.

Euro recupera frente ao dólar enquanto investidores esperam decisão do BCE
O euro subiu hoje frente ao dólar, situando-se nos 1,1741 dólares, numa semana em que as atenções estarão centradas na reunião do Banco Central Europeu (BCE), que deverá manter as taxas de juro inalteradas.

Movimento de passageiros continua a crescer nos aeroportos da Região
De acordo com a informação fornecida pela ANA - Aeroportos de Portugal à Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), registou-se, no mês de julho de 2025, nos aeroportos da RAM, um movimento de 563,5 mil passageiros, transportados em 3 776 aeronaves (voos comerciais), traduzindo variações homólogas de +14,9% e +15,0%, respetivamente.

56 por cento da produção de banana da Madeira já está certificada (áudio)
A quantidade acaba de aumentar com a entrada de mais 111 produtores, concluíram o processo de certificação.

Madeira já importou pelo menos 40 toneladas de lapas aos Açores (áudio)
O preço de venda ao público está cada vez mais elevado. Há falta de oferta e uma elevada procura.

Fraca visibilidade condiciona Aeroporto da Madeira
A fraca visibilidade está a condicionar as operações no Aeroporto da Madeira. Sete voos tiveram de divergir ao longo da tarde. Em consequência há partidas que estão a ficar atrasadas.

Expo Porto Santo vai passar para julho (áudio)
No próximo ano a Expo Porto Santo vai mudar de data passando para julho. A Associação de Comércio e Turismo pretende adequar a data ao calendário de eventos da ilha. José António Castro diz que a data escolhida era um mês sem grandes eventos dai a decisão .

Calçado português espera ano de consolidação apesar de instabilidade internacional
A indústria do calçado nacional antecipa que este será um ano de consolidação nos mercados internacionais, apesar da instabilidade, com o setor a exportar 90% da sua produção.

Cooperação entre empresas da Madeira e da Roménia (vídeo)
Está em cima da mesa uma possível cooperação entre empresas da Madeira e empresas da Roménia, em áreas como o turismo, a construção e as tecnologias de informação. Os dirigentes da Associação Comercial e Industrial do Funchal e da Associação de Comércio da Região de Timis estiveram hoje reunidos, para discutir um possível intercâmbio entre as duas regiões.

IlhaPeixe quer instalar mais 24 jaulas de aquacultura (vídeo)
A IlhaPeixe quer instalar mais 24 jaulas de aquacultura nos próximos dois anos, no Campanário e no Caniçal. A empresa defende também a criação de maternidades para peixes, para que todo o processo de aquacultura seja feito na Região.

IlhaPeixe quer duplicar a quantidade de jaulas destinadas à aquacultura (áudio)
Neste momento, a empresa tem duas dezenas de jaulas entre o Campanário e a Ponta de São Lourenço e pretende instalar mais 20, perfazendo cerca de 40 jaulas, num investimento a rondar os dois milhões de euros.

O primeiro multibanco apareceu há 40 anos (vídeo)
Foi uma enorme mudança na nossa vida: o primeiro multibanco apareceu há 40 anos. Desde então, o mundo da tecnologia já mudou muitas vezes mas hoje há mais de 13 mil caixas automáticas em todo o país.

Greve na Menzies não está a ter impacto na Madeira (vídeo)
A greve dos trabalhadores da Menzies não está a ter impacto na Madeira. Até ao momento, não houve voos cancelados por causa da paralisação convocada por dois sindicatos que não têm grande representação nos trabalhadores da empresa na Região.

Papelarias já não vendem tanto como antigamente (vídeo)
Por estes dias é grande a azáfama nas papelarias, mas longe do movimento de outros tempos. Apenas o primeiro ciclo e os colégios particulares ainda usam livros físicos.