Economia

Atividade económica cresceu em ritmo mais moderado
O Indicador Regional de Atividade Económica revela que, no mês de abril de 2023 a atividade económica regional manteve a trajetória positiva de crescimento, embora a um ritmo inferior ao registado no mês anterior. Note-se, contudo, que o atual ciclo de crescimento se iniciou precisamente dois anos antes do mês de referência, em abril de 2021.

Levantamentos nos multibancos cresceram 5,1%
Analisando o primeiro semestre de 2023, conclui-se que os levantamentos adicionados das compras através de TPA rondaram os 1,2 mil milhões de euros, revelando um crescimento homólogo de 15,7%, mais pronunciado nos cartões internacionais (+29,3%) que nos nacionais (+12,5%). A componente dos levantamentos registou um incremento de 5,1% face ao mesmo período do ano anterior, enquanto a das compras através de TPA aumentou 20,8%.

Pagamentos com cartão subiram mais 14,3%
Valor agregado dos levantamentos e das compras através de terminais de pagamento automático da rede SIBS cresceu 10,6% em termos homólogos

Greve em Itália cancela mil voos e afeta 240 mil passageiros
A greve que decorreu hoje nalguns setores da aviação em Itália provocou o cancelamento de mil voos e afetou cerca de 240 mil pessoas, mas decorreu sem incidências, com a maioria dos passageiros a reagendar os voos.

Festival das Francesinhas no Jardim de Santa Luzia (vídeo)
O Festival das Francesinhas volta à Madeira. Este ano no Jardim de Santa Luzia. Participam três restaurantes do Porto

Circulação de cruzeiros no rio Douro cresceu 19%
A circulação de cruzeiros em navio hotel e de um dia na Via Navegável do Douro cresceu 19% entre janeiro e junho de 2023, revelou hoje a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Açores ultrapassam um milhão de dormidas turísticas
Os Açores ultrapassaram um milhão de dormidas em alojamentos turísticos nos primeiros cinco meses do ano, registando uma subida de 20,5% face ao período homólogo, segundo dados divulgados hoje pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).

Recusar pagamentos em dinheiro não é admissível
Os pagamentos eletrónicos estão a tornar-se cada vez mais prevalentes, especialmente em grandes eventos e festivais de verão, com alguns a comunicarem aos participantes que apenas serão permitidos pagamentos por via eletrónica. No entanto, esta sexta-feira, a DECO Proteste veio esclarecer que a prática de recusar dinheiro vivo "não é admissível", apesar de não ser ilegal.

Rendimento por quarto disparou na Madeira
No mês de maio de 2023, o RevPAR, os proveitos de aposento por quarto disponível, rondou os 78,45 euros no conjunto do alojamento turístico (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas), +21,9% que no mesmo mês do ano precedente. Comparando com o valor de maio de 2019 (49,98 euros), verificou-se também um acréscimo, de +57,0%.

Alojamento local já tem 25% de quota nas dormidas
Dormidas no alojamento local cresceram muito acima da hotelaria e do turismo rural em termos homólogos, concentrando perto de 25% de quota de mercado

Dormidas em alojamento turístico sobem 10% em maio
O setor do alojamento turístico registou 2,8 milhões de hóspedes em maio, mais 12,1% face a igual mês de 2022, e 7,1 milhões de dormidas, um aumento de 10,0%, informou hoje o INE.

Vendas de Vinho Madeira cresceram 8,4%
Receitas de primeira venda resultantes da comercialização de Vinho Madeira cresceram 8,4% em termos homólogos

Presidente da ACIF denuncia esquecimento dos governantes (áudio)
O presidente da ACIF entende que na definição do Plano de Recuperação e Resiliência os decisores políticos tomaram decisões e esqueceram os representantes das empresas. Jorge Veiga França aponta o que considera ser uma falha

Venda de casas baixa no ano de 2023 (vídeo)
É o que referem alguns agentes imobiliários que falam numa queda de aquisições por parte do mercado estrangeiro. Agentes que contestam os dados sobre a diminuição da oferta imobiliária na Madeira.

5 milhões em reembolsos do IRS (vídeo)
Os contribuintes residentes na Região vão receber este ano mais cinco milhões de euros de reembolsos do IRS. As declarações relativas a 2022 atingiram quase 130 mil entregas no prazo voluntário.

Casas de vinho vão antecipar as suas vindimas (áudio)
Apesar da data oficial apontar para 28 de agosto, a vindima deve começar mais cedo na Madeira. É a convicção dos agentes do setor dos vinhos, ouvidos pela Antena 1. Ricardo Diogo, da Barbeito, explica porquê. Já Francisco Albuquerque, enólogo e administrador da Blandy's, também prevê uma antecipação da vindima e garante uvas de qualidade e uma produção em quantidade idêntica à do ano passado.

Transporte aéreo prossegue máximos históricos
Os aeroportos nacionais movimentaram 6,2 milhões de passageiros em maio, uma subida homóloga de 15,2% e 10,7% acima de maio de 2019, antes da pandemia, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Valor mediano do preço da habitação na Madeira foi superior ao nacional
O preço mediano de alojamentos familiares transacionados em Portugal aumentou 7,6% no primeiro trimestre, face ao mesmo período de 2022, para 1.565 euros por metro quadrado (m2), segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Madeira lidera média de aumento das rendas no país em junho
A Madeira lidera a média de aumento das rendas no país no mês de junho, face a junho do ano passado. A subida foi de 5,1 por cento, a mais alta de Portugal, que tem uma média nacional de 4,5 por cento.

Governo Regional vai reforçar o programa de apoio às rendas (áudio)
Atualmente são apoiadas 100 famílias, mas com o aumento do valor do programa «Reequilibrar», mais pessoas vão ser ajudadas. O líder do executivo adianta que está a ser estudada a possibilidade do pagamento do sinal para a compra de casa.