O Porto do Funchal acolhe neste domingo dois navios, o 'MSC Divina' que chegou esta manhã com 4.113 pessoas a bordo, e o 'World Voyager' que chegou ontem e já concluiu um turnaround, envolvendo 133 desembarques e 151 embarques. Ao fim da tarde chega da ilha de Porto Santo o 'Amadea', com 769 pessoas.
O sindicato dos tripulantes de cabine afirmou que a greve na easyJet teve uma de adesão de 100%, hoje de manhã, no segundo dia de paralisação, mas a companhia aérea revela que 40% dos trabalhadores escalados apresentaram-se ao serviço.
O controlo eletrónico de passaportes (‘e-gates’) nos aeroportos do Reino Unido voltou hoje a funcionar, um dia após uma falha técnica que provocou vários atrasos, informou o Ministério do Interior.
A Ryanair já está a emitir os recibos das viagens entre a Madeira e o continente, o que não acontecia antes. Apesar do prazo de 90 dias, será possível o reembolso para viagens desde agosto do ano passado.
Na Madeira e nos Açores existem 14 barcos de pesca com as caixas azuis avariadas. Sem as caixas, os barcos são obrigados a pedir uma autorização especial de pesca e a preencher um diário de bordo à mão. O alerta para os equipamentos avariados é da Associação dos Armadores de Pesca da Madeira.
Os números da procura turística na Madeira têm atingido recordes mas em contrapartida alguns visitantes manifestam descontentamento pelo excesso de turistas em vários locais da ilha. Os guias-intérpretes partilham preocupações e fazem vários apelos às entidades governativas. Mensagens ouvidas pela jornalista Lília Mata
Os reembolsos da Ryanair do subsídio social de mobilidade já podem ser pagos nos balcões dos CTT. Depois de várias diligências por parte do governo regional, através da secretaria regional de Turismo e Cultura junto da companhia irlandesa, da autoridade nacional de aviação civil, da inspeção-geral das finanças e dos Correios foi autorizado até ao fim de julho o processamento do subsídio social de mobilidade das viagens que já tinham excedido o prazo dos 90 dias.
Nos próximos dias, ou até horas, os pecadores do patudo, podem ser obrigados a regressar a terra. A quota do atum patudo está a chegar ao fim. A Associação dos Armadores da Pesca da Madeira, acusa os pescadores dos Açores de não respeitarem o limite das 20 toneladas por barco. A associação admite quotas separadas para os dois arquipélagos
Os transportes coletivos de autocarro registaram, no 1.º trimestre de 2023, um total de 6,8 milhões de passageiros, tendo as carreiras urbanas sido responsáveis pelo transporte de cerca de 4,3 milhões e as interurbanas de 2,5 milhões.
Contabilizaram-se, no 1.º trimestre de 2023, 94 navios de cruzeiro entrados nos portos da RAM, menos um que no mesmo período do ano passado. Quando comparado com idêntico trimestre de 2019, foram mais dois navios que fizeram escala nos portos da Região.
Um aumento de 117,1% na aquisição destes veículos.
A taxa Euribor subiu hoje a três e a 12 meses face a quinta-feira, no prazo mais curto para um novo máximo desde novembro de 2008, e desceu a seis meses.
O grupo aéreo alemão Lufthansa anunciou hoje ter concluído um acordo com o Governo italiano para adquirir uma participação de 41% na ITA Airways, que sucedeu à Alitalia, por 325 milhões de euros.
O total de banana comercializada entre janeiro e abril representa uma variação de -0,1% face ao período homólogo.
Até outubro já é difícil conseguir um bilhete abaixo dos 400 euros.
Segundo dados fornecidos pela Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR), nos primeiros quatro meses de 2023 foram comercializadas 5 578,4 toneladas de banana, menos 6,1 toneladas que no período homólogo, o que traduz uma variação de apenas -0,1%. Daquele total, 78,7% foi expedida (80,6% no 1.º quadrimestre de 2022), tendo como principal destino o Continente.
A Madeira Parques Empresariais celebrou um protocolo com o Banco Crédito Agrícola. A parceria pretende mitigar a subida das taxas de juro e ajudar os empresários a impulsionar o negócio.
A sociedade gestora tem criado incentivos fiscais para cativar empresas para o norte da Madeira.
A Praça do Peixe, no Mercado dos Lavradores, tem a partir de hoje umas placas com códigos de barras com toda a informação relacionada com o pescado que está à venda. Através deste sistema, o consumidor consegue saber o local da captura, a espécie, a biologia e o habitat do peixe que está a comprar.