Economia

Taxas médias para 2024 são inferiores às de 2019
A ANA Aeroportos de Portugal, subsidiária da Vinci, lamentou que a Ryanair tenha justificado a redução da sua operação com o aumento de taxas aeroportuárias para 2024, dizendo que, em média, “são inferiores às de 2019”.

Albuquerque diz que Lisboa vai devolver 15 milhões de euros de receita fiscal (áudio)
O presidente do Governo Regional diz que Lisboa vai devolver cerca de 15 Milhões de euros de Receita fiscal à Região. Albuquerque diz que o acordo foi acertado com o Ministro das Finanças, mas a Região continua a reclamar a divida de mais de 30 Milhões de euros referentes à prestação de cuidados de Saúde, à GNR, à PSP e ao Exército.

Rentabilidade do pêro e da sidra está a atrair mais produtores no Jardim da Serra (áudio)
O selo de indicação geográfica protegida dá garantias internacionais à sidra da Madeira. Numa ação de promoção do Centro de Desenvolvimento Quinta D.Leonor, tem início hoje uma degustação de sidras com pratos da gastronomia regional.

Nova mesa da ACIF quer atingir novos mercados (vídeo)
A nova Mesa do Setor do Imobiliário, da ACIF vai ter uma seção de promoção e uma seção de intermediação.

Greve dos portos cancelou nove escalas de cruzeiros na Madeira (vídeo)
A greve dos portos já levou ao cancelamento de nove escalas de navios de cruzeiro e até ao fim da semana outras duas podem ser canceladas. A Madeira perdeu a visita de 14 mil passageiros. O abastecimento não tem sofrido problemas, mas a Região recorreu da decisão do Tribunal Arbitral relativamente aos serviços mínimos.

Albuquerque diz que redução de um avião não terá efeito negativo muito forte (áudio)
O presidente do Governo Regional diz que a redução de um avião da Ryanair, a partir do próximo mês de janeiro, não vai ter um efeito negativo muito forte para a Madeira. Miguel Albuquerque diz que não há nada que o Governo Regional possa fazer para reverter esta situação

Ryanair e Governo Regional unem esforços para pressionar ANA (vídeo)
O diretor comercial da Ryanair garante que, em conjunto com o Governo Regional, vai fazer esforços no sentido de pressionar a ANA - Aeroportos de Portugal, para baixar as atuais taxas aeroportuárias. A partir de janeiro, a Madeira vai perder três ligações aéreas com Marselha, Nuremberga e Bérgamo, que até então eram operadas pela Ryanair.

Dois terços dos portugueses poupam menos de 10% do salário
Dois terços (66%) dos portugueses poupam menos de 10% do seu salário líquido, sendo que quatro em dez inquiridos não conseguem reservar nem 5% do seu rendimento após dedução de impostos, concluiu um estudo da BCG, hoje divulgado.

ANA lamenta que Ryanair justifique redução de voos com taxas aeroportuárias
A ANA Aeroportos lembra que no caso do Aeroporto da Madeira, a atualização das taxas aeroportuárias corresponde a aumento de aproximadamente 1 euro, num momento em que os bilhetes desta companhia aérea aumentaram quase 16 euros, ou seja, um aumento de 21 por cento comparando com o período homólogo do ano anterior.

Madeira perde ligações com Marselha, Nuremberga e Bérgamo (áudio)
O presidente do Governo Regional já reuniu com a Ryanair. À saída do encontro, o diretor comercial da companhia, Jason McGuiness, anunciou que a retirada de um avião da base da Madeira fará com que a partir de janeiro sejam canceladas as ligações a Marselha, Nuremberga, Bérgamo. A empresa reduz de 10 para 7, as rotas a partir da Madeira. A companhia transportou 700.000 passageiros nas rotas da Madeira, número que deverá reduzir para 400 mil no próximo ano.

Madeira já perdeu 14 mil passageiros de cruzeiro em novembro devido à greve (áudio)
Devido à greve dos pilotos de barra e Portos, a Madeira já perdeu 14 mil passageiros de cruzeiro neste mês de novembro. Dados revelados à Antena 1 pela Presidente da Administração dos Portos da Madeira. Paula Cabaço admite que o impacto tem sido grande, mas a situação podia ser pior. Os Pilotos de Barra e Portos começaram hoje um terceiro período de três dias de paralisação. É convocada pelo Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante e pelo Sindicato de Capitães e Oficiais da Marinha Mercante. A paralisação começou às 7 horas e termina depois de amanhã às 7 da manhã. O objetivo é a implementação do direito dos Pilotos de Barra e Portos em antecipar, sem penalização, a idade de reforma para os 60 anos.

Albuquerque reúne amanhã com representantes da Ryanair (vídeo)
A Resposta da Ryanair ao aumento de taxas aeroportuárias é a retirada de aviões para Portugal, incluindo a Madeira e os Açores. A medida fez soar os alertas e Miguel Albuquerque reúne amanhã com representantes da companhia aérea. O secretário do Turismo vai avisando que é preciso encontrar novas parcerias.

«É uma forma de pressão mais radical, menos habitual» (áudio)
O presidente da Associação de Hotelaria de Portugal entende que o anúncio da retirada de um avião da base do Funchal por parte da Ryanair é uma forma de pressionar o Governo Regional a negociar com a ANA Aeroportos sobre as taxas aeroportuárias. A companhia de baixo custo anunciou a retirada de um dos dois aviões da base do Funchal, em 2024.

Recurso ao comércio eletrónico cresceu 4 pontos percentuais face ao ano anterior
Os resultados do Inquérito à Utilização de Tecnologias de Informação e da Comunicação pelas Famílias realizado entre maio e julho de 2023 indicam que 91,5% dos agregados familiares da Região Autónoma da Madeira (RAM) tinham acesso à internet, representando um aumento de 0,7 pontos percentuais (p.p.) em comparação a 2022. A utilização de banda larga atingiu 88,9%, sendo o aumento de 1,7 p.p. face ao ano anterior.

Eduardo Jesus admite que redução de um avião terá impacto no turismo (áudio)
O secretário do Turismo desvaloriza mas admite que vai ter impacto para o turismo da Madeira a redução de um avião para a Região, da parte da Ryanair, devido ao aumento das taxas aeroportuárias. Uma medida que entra em vigor a partir de janeiro do próximo ano. Eduardo Jesus diz que o mais importante agora é mesmo arranjar uma solução.

Porto do Funchal com dois navios, o terceiro chega daqui a pouco
O transatlântico «Seabourn Ovation» e o «AIDAstella» atracaram esta manhã, bem cedo, no Porto do Funchal, aguardando-se para daqui a uma hora a chegada do «Marella Explorer», um navio que marca presença quinzenalmente, neste porto.

TAXISRAM denúncia a existência de empresas não licenciadas (vídeo)
A TAXISRAM denúncia a alegada existência de empresas que exercem atividades de transporte sem estarem licenciadas para o efeito. O presidente desta associação, Paulo Pereira, garante que os profissionais de táxi estão habilitados para tal e lamenta as recentes ações de inspeção.

Preço das casas empurra para fora do Funchal as novas famílias (vídeo)
Os portugueses revelam resistência, em relação às taxas de juro fixa, quando compram casa ou renegoceiam o crédito, com o banco. O preço das casas está a empurrar para fora do Funchal as novas famílias.

Mercado imobiliário de luxo em alta na Região (áudio)
O mercado imobiliário de luxo está em alta na Região e isso tem agravado os valores que são praticados na maioria dos imóveis à venda na Madeira. Há stock, mas não o suficiente para as necessidades dos locais, diz Vera Barreto, diretora da REMAX-Eco. A procura por uma habitação é elevada em locais como o Funchal, Ponta do Sol, Santa Cruz e até Machico.

Remuneração bruta total mensal média por trabalhador aumentou para 1 349 Euros
Segundo os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) à Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), no 3.º trimestre de 2023, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 5,7% em comparação com o mesmo período de 2022, situando-se nos 1 349 Euros. Tanto a remuneração regular como a remuneração base registaram também subidas, de 5,7% e 6,1%, atingindo valores de 1 183 e 1 137 euros, respetivamente.