“Na sequência dos comunicados de 10 de março de 2022, de 20 de abril de 2022 e de 11 de maio de 2022 relativos à proposta não vinculativa apresentada pela Restaurant Brands Iberia, S.A. (“RBI”) para aquisição dos restaurantes da insígnia Burger King, a Ibersol, SGPS, S.A. informa que o regime de exclusividade acordado para as negociações iniciadas com a RBI foi prorrogado até dia 3 de junho de 2022”, lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Em março, a Ibersol informou ter iniciado negociações exclusivas, por um período de seis semanas, com vista à potencial venda dos restaurantes da insígnia Burger King que detém em território português e espanhol à Restaurant Brands Ibéria, que gere a marca naqueles países.
De acordo com a nota então enviada à CMVM, “os referidos restaurantes foram avaliados indicativamente pela Restaurant Brands Iberia, S.A. por um ‘enterprise value’ de 250 milhões de euros, numa base ‘cash and debt-free’, que pode vir a ser aumentado em até sete milhões de euros relativos à potencial utilização de créditos fiscais”.
Segundo a Ibersol, “esta proposta continua sujeita a um conjunto de pressupostos e condições, incluindo, entre outros, (i) à realização de um processo de ‘due diligence’ confirmatória e (ii) à obtenção de autorizações internas e de financiamento externo por parte da entidade proponente”, referiu.
Em 16 de fevereiro, a Ibersol tinha já informado estar a analisar uma proposta de compra, na altura por 230 milhões de euros, dos restaurantes Burger King que detém em Portugal e Espanha apresentada pela Restaurant Brands Ibéria.
O anúncio oficial desta proposta de compra aconteceu dias depois de o Burger King ter rescindido o contrato com a Ibersol para o desenvolvimento da marca em Portugal, invocando incumprimento na abertura e remodelação de restaurantes, numa decisão que a cotada portuguesa considerou "injusta e desajustada".
O contrato de desenvolvimento permitia que a Ibersol construísse mais 27 novos restaurantes durante os anos de 2022 e 2023.
Lusa