Nos primeiros onze meses de 2024, as variações dos movimentos de aeronaves e passageiros foram de +0,9% e +4,4%, pela mesma ordem.
Cada aeronave (considerando-se conjuntamente as que aterraram e descolaram) transportou, em média, cerca de 147 passageiros (141 em novembro de 2023), no aeroporto da Madeira, enquanto no do Porto Santo aquele valor atingiu os 64 passageiros (mantendo-se o valor do mês homólogo).
Em novembro de 2024, o movimento de passageiros nos aeroportos da Região cresceu 17,3% no tráfego internacional e 4,0% no segmento doméstico.
No aeroporto da Madeira, o tráfego internacional (57,5%) predominou face ao doméstico (42,5% do total). No Aeroporto do Porto Santo houve uma preponderância do tráfego doméstico (70,3% do total), mas com menor desproporção comparativamente a outubro de 2024.
Neste mês de referência, os voos regulares nos aeroportos da Região representaram 91,6% do total de aeronaves movimentadas (percentagem idêntica à do mês homólogo) e 93,6% dos passageiros (94,5% em novembro de 2023).
Em novembro de 2024, a ocupação das aeronaves movimentadas nos aeroportos da Região rondou os 84,4%, com o aeroporto da Madeira a atingir os 84,8% e o Porto Santo os 71,5%. No mesmo período do ano passado, as taxas de ocupação foram inferiores no conjunto dos dois aeroportos regionais (81,1%), assim como nos aeroportos da Madeira (81,6%) e do Porto Santo (69,0%).
De janeiro a novembro de 2024, os passageiros embarcados e desembarcados nos aeroportos da Região ascenderam a 4 663,1 mil, uma metade correspondente ao tráfego exclusivamente entre aeroportos localizados em território nacional, que inclui as ligações interiores e domésticas (46,7% do total no seu conjunto) e outra ao internacional (53,3%). No âmbito deste último, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos internacionais dos aeroportos da Região (28,6%), seguido da Alemanha (20,8%) e da França (8,9%).