O Governo Regional da Madeira já apoiou 472 projetos de explorações agrícolas, no âmbito do atual quadro comunitário (2014-2020), o que representa um investimento total de 16 milhões de euros, informou hoje o chefe do executivo, Miguel Albuquerque.
"Isto significa que temos cada vez mais condições para reduzir a nossa dependência alimentar, designadamente através da produção de hortícolas e frutícolas que servem o mercado regional", afirmou o governante, durante uma visita à Quinta das Almas, na freguesia da Camacha, concelho de Santa Cruz.
Os projetos – 129 para agricultura biológica e 343 para agricultura convencional – foram financiados a 85% pelos fundos comunitários, sendo os restantes 15% oriundos do Orçamento Regional.
A Quinta das Almas, em concreto, recebeu um apoio de 600 mil euros para a primeira fase da reabilitação.
O imóvel, com grande valor histórico e patrimonial, pertence à Sociedade Turística, Lda. e ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, onde se incluiu uma casa senhorial em ruínas, que deverá ser transformada em unidade hoteleira.
Atualmente, os trabalhos visam a desmatação de uma área de 50 mil metros quadrados, onde serão reintroduzidas árvores de fruto, como pereiros, limoeiros e nogueiras e castanheiros, bem como plantações de hortícolas.
"O proprietário está a fazer uma recuperação notável", disse o presidente do Governo Regional, vincando que muitas das espécies botânicas existentes naquela área são raras.
LUSA