O Festival da Natureza da Madeira, que terminou ontem depois de uma semana de atividades, contribuiu para a região registar uma ocupação hoteleira na ordem dos 82%, valor superior ao inicialmente previsto, disse hoje o Governo Regional.
"A sondagem levada a cabo, em meados da semana que agora finda, veio confirmar o aumento da ocupação hoteleira regional, neste período do Festival, que cresceu três pontos percentuais face à previsão avançada na conferência de imprensa, passando de 79% para 82%", informou a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, numa nota divulgada na região.
No mesmo documento, o Governo madeirense refere que, comparativamente a 2014, também se registou "um crescimento de seis pontos percentuais" na ocupação nas unidades hoteleiras por ocasião da realização deste evento.
Para o secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, a "concentração de várias atividades numa única semana tem o objetivo de despertar o interesse e as atenções para o muito que a Madeira oferece, a este nível, ao longo de todo o ano".
O governante considera que esta estratégia promocional cumpre vários propósitos em simultâneo, nomeadamente "afirma a Madeira como destino de turismo ativo, divulga e valoriza as diferentes atividades que se podem praticar, tanto na Madeira quanto no Porto Santo, ao longo do ano e de forma complementar".
A estratégia também "reforça a projeção do destino, associa a natureza ao desporto" e "renova a oferta de animação turística, de modo a ir ao encontro de turistas cada vez mais ativos e interventores".
No seu entender, este evento proporciona "uma oferta de atividades que é única, para um território tão pequeno e cuja envolvente natural é extraordinariamente vasta, rica e diversificada, esta finalidade é facilmente cumprida".
Para a secretaria do executivo insular, durante a passada semana, "a natureza foi rainha e conquistou as atenções dos muitos turistas e residentes que se envolveram, diretamente, nas atividades promovidas, um pouco por toda a região, numa festa que, mais uma vez, exaltou o nosso património natural e afirmou a Madeira, como destino de turismo ativo".
O Governo madeirense investiu 45 mil euros no V Festival da Natureza, que decorreu entre 06 e 11 de outubro.
O programa inclui atividades como um encontro de bicicletas de montanha, visitas guiadas, um conjunto de experiências náuticas, experiências de escalada, um acampamento de escuteiros, uma festa sobre os ‘jogos da nossa terra’, demonstrações de jogos tradicionais e um mini-arraial madeirense.
Ainda ocorreu o XVI Open de Orientação e Prova de quilómetros vertical, na zona do Fanal (Porto Moniz) e a prova Madeira Ocean Race, em que vários nadadores efetuaram a travessia entre a Ribeira Brava (zona oeste da ilha) e o Funchal.
Até 31 de outubro, decorre o concurso fotográfico ‘Natureza em Festa’, para profissionais e amadores que queiram registar os momentos vivenciados e ajudar a promover a região colocando as imagens nas redes sociais.